• Home
  • /
  • Sobre
  • /
  • Resenhas
  • /
  • Parceiros
  • /
  • Entrevistas
  • /
  • Desafio
  • /
  • Contato
  • [RESENHA] Não Tão Primos de Renan Merlin

    Resenha por: Suelen Fernandes
    Título: Não Tão Primos
    Autor(a): Renan Merlin
    Editora: Coerência
    Gênero: Romance / LGBT / Literatura Nacional
    Páginas: 200
    Ano: 2016
    Adicione: Skoob
    Nota
    Sinopse: Tudo parece sem cor. As férias começaram com um romance e acabaram como um filme de terror. Agora as aulas vão recomeçar e Bernardo terá que enfrentar os meninos que o agrediram e lidar com a nova emoção que insiste em seguir os seus passos: o medo. Apesar de tudo, Bernardo não está sozinho, Gustavo chegou para recolorir o seu mundo. Gustavo e Bernardo são meio que primos, ou melhor, Não Tão Primos.
    Os dias podem se tornar cinza por algum tempo, mas jamais perderão o calor, pois a famosa cidade do verão eterno não deixa que os corações fiquem frios por muito tempo. Prepare-se para aquecer e colorir o seu mundo com Bernardo e seus amigos. Seja bem-vindo a São Pietro!



    Bernardo é um menino de 15 anos e está cursando o ensino médio. Ele tem uma certa dificuldade em se aproximar das pessoas por causa da sua orientação sexual, sua única amiga é a Gabi. Eles se conhecem desde pequenos e nunca se desgrudaram.

    Na sua escola tem dois garotos que infernizam a vida de todo mundo que é o Jonatas e Vitor e Bernardo nunca quis ficar na mira deles. Mas tem um dia que o inevitável acontece. Em um dia chuvoso eles veem Matheus, um menino que andava com eles, saindo da cada de Bernardo e começa a suasão, chamam ele de "Bibinha" e ele tenta levar numa boa. Só que nesse mesmo dia ele dá de cara novamente com esses dois e dessa vez não tem como escapar, Vitor lhe dá um soco no olho e isso marcar de vez o corpo e o coração de Bernardo.



    Uma nova pessoa surgiria na vida dele, Gustavo seu primo de segundo grau estava vindo morar com ele e sua mãe. Eles não se viam a tempos e ao se reencontrarem algo despertou dentro deles. Começaram a se conhecer e um amor surgiu. Só que Bernardo ainda tinha medo, pois tinha sofrido muito com o que aconteceu com Matheus. Será que ele vai dar uma chance para Gustavo?

    Alguns dias se passaram, eu e Gustavo estamos ficando mais próximos. Meu medo vai perdendo a intensidade, mas ainda prefiro não sair de dentro da sala de aula enquanto estou no colégio.

    Quando eu recebi esse livro não sabia que era um romance LGBT, confesso que nunca li esse gênero e fiquei apreensiva se iria gostar. Mas conforme fui conhecendo Bernardo fui me afeiçoando a ele. Um rapaz lindo, amoroso, talentoso e cheio de sonhos. Nunca se abriu totalmente para vida pois tinha medo do que as pessoas iam achar. E foi nessa parte que mais me apeguei a ele.

    O livro nos mostra o que as pessoas passam por ter uma orientação sexual diferente das outras. Muitos são rejeitados, humilhados, seus familiares não aceitam, se sentem desprezados e acabam reprimidos por falta de apoio. Depois que Bernardo se vê de uma outra forma ele conhece novos amigos que são Andreia e Marcelo e seu universo se expande, ele não tem mais medo do que as pessoas vão achar e ainda por cima se abre para um novo amor.

    Não foi fácil superar isso. É difícil entender o porquê de as pessoas terem ódio da gente, sem nem ao menos ter algo justificável. Vivemos em um mundo onde não nos permitem mostrar nosso brilho próprio, temos de viver como se não pudéssemos ter a nossa vez, como se devêssemos pedir desculpas por quem somos, mas isso é errado!

    Foi uma experiência muito boa lendo esse livro, todos os personagens são cativantes, desde os principais até os secundários. A história a todo tempo te passa mensagens positivas e reflexivas e o romance entre Bernardo e Gustavo é muito fofo.



    A capa do livro é linda e bem tropical pois a história se passa no verão. A diagramação está simples e bonita. Houve pequenos erros de revisão, mas nada que atrapalhe a leitura. As folhas são amareladas e a fonte está do tamanho perfeito para leitura.

    Recomendo esse livro a todos que estão abertos a novas experiências, que gostam de histórias que passam mensagens reflexivas e construtivas, que gostem de livros cheio de amizade, companheirismo, amor e descobertas.

    Beijinhos!


    16 comentários :

    1. Oi Suelen, gostei bastante de sua resenha. Já li alguns livros com romance LGBT e achei todos envolventes. Não conhecia esse título, mas adorei a capa e a premissa. Os personagens devem ser incríveis pelo que você comentou.
      Beijos, Fer

      ResponderExcluir
    2. Oi Suelen, tudo bem?
      Li poucos romances LGBT, mas adorei a experiência que tive com todos eles. Esse livro parece ser muito delicado e fofo, já que tem como personagem principal um menino homossexual que sofre por ser quem é e ao conhecer alguém legal, tem medo de se apaixonar por conta disso. Amo premissas assim, a capa também é linda e espero ler o livro em breve!

      Beijos! ♥

      ResponderExcluir
    3. Oi Su
      Adorei sua resenha. Gosto de ler romances LGBT e não conhecia esse. Engraçado ver esse seu receio e bom saber que a história te conquistou.
      Achei a capa bem legal também.
      Anotei a dica para uma próxima oportunidade.
      Beijinhos
      Rizia - Livroterapias

      ResponderExcluir
    4. Olá Suelen,
      Já li outros dois livros com a temática LGBT e gostei muito da experiência que tive. Não sabia que esse livro era com essa temática e fiquei animada por causa disso.
      Achei bacana o protagonista ter apenas 15 anos, mas ruim ele passar por isso desde cedo, sabe?
      Anotei essa dica e espero curtir a leitura!
      Beijos,
      http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    5. Oi!
      Pela sua resenha deu pra perceber que esse livro é muito lindo, e ressalta os problemas de ser gay na sociedade preconceituosa em que vivemos.
      Com certeza o autor conseguiu passar bem a mensagem do livro e ainda conseguiu construir uma histórria bem bonita.

      ResponderExcluir
    6. Oiee Suelen ^^
      Como eu sou apaixonada por romances LGBT (também porque só consigo escrever romances com essa premissa), o livro já me conquistou e já entrou para minha listinha de desejados ♥ Fico feliz em saber que os personagens são cativantes, mas parece ser uma história um tanto triste também, por conta do preconceito.
      MilkMilks
      http://shakedepalavras.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
    7. Oi!

      Que bacana a proposta desse livro. Só te corrijo que não é OPÇÃO sexual e sim ORIENTAÇÃO, porque homossexualidade não é escolha. De qualquer forma, achei sua resenha muito boa. Não conhecia o livro e com certeza é uma leitura que eu realizaria. Anotei a dica, principalmente pela temática e por ter personagens cativantes.

      beijo!

      ResponderExcluir
    8. Oi Suelen, acho que ainda não li um romance LGBT mas não por falta de vontade, apenas não aconteceu. Pelo que vc falou os personagens desse livro devem ser muito bem trabalhados e eu valorizo mto isso em um livro, me chamou bastante atenção essa parte. Valeu pela dica

      blogmundodetinta.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
    9. A editora fez uma ótima divulgação desse livro, e fiquei curiosa. Essa é a primeira resenha que leio sobre ele e, por gostar bastante do gênero, fiquei ainda mais interessada na leitura. Não Tão Primos parece ótimo! E sua resenha ficou muito boa!
      Beijoos

      ResponderExcluir
    10. Olá!
      Eu ainda não conhecia o livro e ainda não li nenhum livro que abordasse romance LGBT. Achei a proposta bem interessante, apesar de me parecer clichê em alguns pontos.
      Ainda assim, é um livro que gostaria de ler. Acho que ele aborda pontos importantes da luta diária contra o preconceito. Fora que os personagens parecem super cativantes!
      Adorei a resenha e já anotei a dica.
      Beijos!

      ResponderExcluir
    11. Olá!!!
      Já conhecia o livro a um tempinho e fiquei bem curiosa com a estória e seu desenrolar,apesar de nunca ter lido nada LGBT fiquei bem interessada nesse livro,curti bastante a capa achei bem fofa mesmo e com certeza já está incluido na minha lista de leitura :)

      http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2016/06/no-seu-olhar-nicholas-sparks.html#comment-form

      ResponderExcluir
    12. Olá!
      Nunca li livros com o tema LGBT mas percebi pela sua resenha que, principalmente esse, trata de temas seríssimos como a auto-aceitação e a homofobia. Deve ser um ótimo livro para abrir a cabeça das pessoas em relação a este assunto.
      Beijos.

      ResponderExcluir
    13. Oi Suelen, tudo bem?
      Fiquei bem curiosa com o livro, eu adoro essas obras mais adolescentes e que passam mensagens reflexivas. Pelo seu ponto de vista ele parece dos bons e com certeza bem do jeitinho que estou procurando. Adorei e parabéns pela resenha!

      Beijos

      http://www.oteoremadaleitura.com/?m=1

      ResponderExcluir
    14. Nunca li livros com personagens com uma escolha sexual diferente, mas acho interessante esse assunto ser tratado em livro, assim vários leitores que não são aptos ao assunto podem se envolver com Bernardo e deixar o preconceito de lado, achei linda a história, pelo título não sabia o tema do livro, mas agora fiquei ansiosa para fazer leitura

      ResponderExcluir
    15. Oi, tudo bem?
      Não conhecia o livro e de inicio não estava muito curiosa, mas lendo sua resenha animei bastante. Eu gosto de romances Lgbt e o Bernardo parece ser um personagem tao cativante que ficou impossível não querer conhecer a historia dele.

      Beijos :*

      ResponderExcluir
    16. Oi Suelem,
      conheci essa capa e esse título através das divulgações da editora, mas não sabia do que se tratava, agora que sei, confesso que fiquei bem interessada, ainda não tive a oportunidade de ler nenhum livro que aborde a temática lgbt, não por falta de vontade. Vou add esse a minha lista de desejados. Valeu pela dica.

      Abçs
      Nosso Mundo Literário

      ResponderExcluir

    Olá! Comente sobre o post acima :)
    Estou muito grata por você visitar o Era uma vez o... Livro
    Volte sempre! :D