• Home
  • /
  • Sobre
  • /
  • Resenhas
  • /
  • Parceiros
  • /
  • Entrevistas
  • /
  • Desafio
  • /
  • Contato
  • [RESENHA] Quebrando as Correntes do Destino de Joseane Bragança

    Resenha por: Suelen Fernandes
    Título: Quebrando as Correntes do Destino
    Autor(a): Joseane Bragança
    Editora: Independente
    Gênero: Romance de Época / Literatura Nacional
    Páginas: 300
    Ano: 2014
    Compre: Amazon
    Adicione: Skoob
    Nota
    Sinopse: Séc. XIX, Brasil, o ano é 1883. Um amor proibido entre uma sinhazinha e um escravo mestiço. Anabele chega à fazenda depois de passar 8 anos estudando na Europa. Tobias é um escravo criado dentro de casa, sendo pupilo da mãe de Anabele, a qual ele chama de madrinha, aprendeu a ler, escrever, tocar piano e dançar. É um garanhão e faz sucesso dentro e fora da senzala. Anabele traz em sua bagagem mais do que imaginam, ela carrega um segredo que ela mesma amaldiçoa. Mas será que esse amor quebrará as correntes dos preconceitos da época? Estarão os dois preparados para os segredos que serão revelados?


    Anabele é a sinhazinha da fazenda. Seu pai a mandou para a Europa para estudar e por lá ela passou 8 anos, mas só Deus sabe tudo que aconteceu naquele lugar. As coisas terríveis que ela teve que enfrentar até conseguir voltar para a fazenda. Agora ela está de volta, mas há um problema. Seu pai a prometeu em casamento para seu primo Lucininho, só que ela não quer esse casamento. Principalmente agora que ela conheceu o escravo mestiço Tobias, que vai arrancar suspiros e batidas do seu coração.

    Tobias é um dos escravos da fazenda, mas sua pele é clara. Facilmente se passa por um homem da sociedade. Sua madrinha Ester o educou, ensinou a ler e ainda conhece outras línguas. Ele toca piano e ajuda eu outros afazeres da casa. A vida dele é bem melhor em vista dos outros escravos, mas ele não se vê como melhor do que os outros. Sempre está perto de sua gente.

    Tobias e Anabele se conhecem na estrada. Ela está voltando pra sua casa e a carruagem quebra. Tobias aparece para ajudar, mas os dois são muito arrogantes um com o outro. A maior surpresa de Anabele foi saber que o homem que a destratou e que ficou gravado na sua memória, é um dos escravos de sua mãe.

    O tempo passa e Anabele não consegue esquecer Tobias e toma uma decisão de na calada da noite ir atrás dele. Desse encontro se sucederam vários outros e o amor mais puro e forte vai nascer entre os dois. Mas como a sinhazinha vai poder ficar com um escravo? É aí que todo o dilema da história começa.

    [...] Estava preso, preso a essa paixão. Somente Anabele tinha a chave para libertá-lo e ela não parecia estar disposta a isso também. Não poderia o amor mudar de vez sua condição? O amor não supera tudo. (Tobias)

    Eu comecei a ler esse livro sem muita expectativa. Confesso que achei que era mais um romance de época, tipo aquelas novelas da Globo. Mas conforme foi evoluindo a Jose (escritora) foi mostrando uma história bem diferente, envolvente e com uma escrita madura.

    O amor do casal é impossível, mas eles lutam para ficarem juntos. Só que tudo parece bem difícil. Acontecem coisas que vão tentar separa-los e isso é de cortar o coração. Conforme eu ia lendo me apegava mais a eles, ficava pensando uma forma de ajuda-los e isso pra mim é muito importante na história. Ela te envolve de uma tal forma que você parece estar vivendo junto com os personagens todos aqueles dilemas.

    - Shiii... Estou aqui, nos seus braços, é o que importa agora. Com você encontrei a minha libertação e descobri que era possível amar e ser amada, deste-me um prazer que antes eu jamais acreditei existir e além. Contigo, tudo que faço é consensual e prazeroso. Deste-me os momentos mais preciosos da minha vida. (Anabele)

    Os personagens são bem fortes. Eles passam por tanta coisa e não se deixam abalar. Algumas atitudes de Anabele me irritaram um pouco, mas consegui compreender que ela achava estar fazendo o melhor. Já Tobias é um homem perfeito, nunca abaixou a cabeça e sempre lutou para ficar com a sua amada.

    O final pra mim foi magnífico. A escritora fechou com chave de ouro e não deixa nada sem explicação na história. Foi lindo ver como tudo se encaminhou e como o destino pode ser maravilhoso e nos fazer reencontrar velhos amigos.


    Li o livro em ebook por isso não tenho como opinar na diagramação. Os capítulos são intercalados na visão de Tobias e Anabele, por isso fica mais fácil de saber o que se passa com cada personagem. A capa é linda e retrata bem o amor do casal.

    Super recomendo esse livro a todos que amam um romance de época envolvente, cheio de charme, drama, lutas e muito, muito amor.

    Beijinhos!


    6 comentários :

    1. Ah, Su... Se eu já tinha vontade em lê-lo... Agora então, nem se fala. Só pelos quotes e sinopse eu já me apaixonei. S2 Parabéns a você pela resenha e a linda da Joseane pelo enredo. S2

      Beijossss

      Simone Pesci

      http://simonepesci.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    2. Oi Suelen, tudo bem?
      Não conhecia a autora e nem o livro, mas lendo sua resenha fiquei mega curiosa.
      Vou colocar na lista.
      Bjus
      Lia Christo
      www.docesletras.com.br

      ResponderExcluir
    3. Oi Su!

      Eu não conhecia este livro e pela capa, não imaginava que era um romance de época. Eu fiquei com uma expectativa bem grande na história e anotei a dica. Quero conferir.

      Bjos

      ResponderExcluir
    4. Olá, Suelen. Sou apaixonada por romances de época e sempre que vejo uma resenha positiva sobre um fico tentada a ler. Com esse não foi diferente, a história me chamou bastante a atenção e se um dia eu tiver a oportunidade com certeza o irei ler!

      Beijo,
      http://pactoliterario.com/

      ResponderExcluir
    5. Definitivamente não sou fã de romances, mas adoro livros nacionais. Nunca havia ouvido falar nesse, mas o plot me pareceu algo já contado anteriormente, não me chamou a atenção. Mas achei interessante ser trabalhado nessa época e ter essa relação entre escravo e sinhá na trama.

      ;D
      Nelmaliana Oliveira

      ResponderExcluir
    6. Olá, tudo bem?

      Adoro um bom romance de época, achei o fato de ele ser escravo e ainda assim não baixar a cabeça em momento algum muito interessante, quebrando as correntes mesmo. Super anotando a indicação!

      Beijo!

      ResponderExcluir

    Olá! Comente sobre o post acima :)
    Estou muito grata por você visitar o Era uma vez o... Livro
    Volte sempre! :D