• Home
  • /
  • Sobre
  • /
  • Resenhas
  • /
  • Parceiros
  • /
  • Entrevistas
  • /
  • Desafio
  • /
  • Contato
  • [RESENHA] Uma Lição de Amor de Elysanna Louzada

    Resenha por: Suelen Fernandes
    Título: Uma Lição de Amor
    Autor(a): Elysanna Louzada
    Editora: Ases da Leitura
    Gênero: Romance / Literatura Nacional
    Páginas: 246
    Ano: 2014
    Compre: Site da escritora | Amazon
    Adicione: Skoob
    Nota
    Sinopse: Você já se perguntou o que é o amor? Pois é justamente isso que Ana Luísa se pergunta ao pensar nas reviravoltas que o destino reservou para sua vida. Disposta a viver seu grande amor, ela vai descobrir que nem sempre as coisas acontecem de acordo com o que planejamos.
    Dramático, instigante e emocionante, Uma Lição de Amor vai colocá-lo diante do inesperado e do improvável apresentando a vida de uma maneira que, talvez, você nunca tenha notado.


    Ana Luísa é uma menina de cidade pequena, que após perder a sua avó decide vir para cidade grande e tentar uma vida nova. Ela entra na faculdade no Rio e está cursando Serviço Social. No seu primeiro dia de aula ela fica assustada e pensa até em desistir, mas Otávio que cursa direito a vê perdida e a ajuda, formando ali uma grande amizade.

    Eduardo é o irmão de Otávio, ele cursa Medicina na faculdade e é bem diferente do irmão. Todos os comparam, pois Otávio é o certinho da família, está fazendo direito para poder administrar os negócios da família, já Eduardo gosta de arrumar algumas confusões, sai com várias mulheres e quer ir para os Médicos Sem Fronteiras para ajudar as pessoas que necessitam.

    Ana Luísa tem uma relação de amizade com os dois irmãos, eles a protegem e nutrem um sentimento por ela. Só que Ana Luísa não percebe, até que Eduardo passa um ano no MSF e quando volta se declara para ela. Eles prometem ficar juntos, mas uma coisa bem ruim acontece com Eduardo e eles tem que se separar. Ana Luísa sofre muito e como muito esforço Otávio consegue resolver a situação do irmão.

    Agora, tanto tempo depois, honestamente, não sei por que ele prestou atenção em mim. Mas agradeço mentalmente por ele ter sido meu chão e minha fortaleza. Sem ele, tenho certeza de que não estaria aqui hoje.

    Quando parece tudo estar resolvido, Ana Luísa toma outro baque, se descobre muito doente e só uma milagre pode salva-la. E o seu milagre está bem perto e quando ela descobre que quem de fato salvou a sua vida foi Otávio ela fica dividida entre qual irmão de fato escolher.

    - Não se afaste de mim, por favor – minhas palavras saíram suplicantes e sua expressão determinada se desfez como fumaça.
    - Não sei se consigo fazer isso – falou, acariciando meu rosto.

    Gente esse livro é emoção pura. Quando comecei a ler pensei, vai ser um triângulo amoroso entre irmãos. Os dois tem personalidades bem diferentes e podem fazê-la feliz cada um do seu jeito. Mas conforme a história vai se desenrolando eu fiquei de queixo caído. O livro não fala só de amor, mas sim as voltas que a vida dá e a fé. Quando você pensa que tudo se resolveu as coisas mudam e você fica com o coração na mão.

    Eu logo de cara gostei de Otávio, um cara centrado, que cuida da família, que ama Ana Luísa mas nunca cobrou nada dela. Ele estava sempre para ajudar o irmão e dava bronca quando precisava e eu não vi isso como superioridade, só que ele era o mais velho e queria que o irmão tivesse mais juízo. Via em Otávio um pai para a família já que o pai dos meninos não estava mais lá, ele acabou pegando essa responsabilidade.


    Já Eduardo é aquele tipico bad boy, o cara lindo, que as mulheres caem aos seu pés, que não liga muito para os negócios da família. É um homem estudioso, tem muito ciúme do irmão e isso acaba atrapalhando a relação dos dois. Ele se mete em muita enrascada, por exemplo invadir o campos da faculdade para usar o telescópio escondido. Achei ele bem imaturo e birrento. Mas mesmo assim gostei da espontaneidade dele.

    O livro nos mostra que não há um caminho certo, temos as nossas escolhas, mas se algo está predestinado a acontecer com você mais cedo ou mais tarde isso vai acontecer. Suas decisões mudaram toda a sua vida e vai afetar a vida de várias pessoas também.

    Amei as mensagens de amor, superação, família, amizade, força de vontade que o livro nos passa. Sem esses sentimentos não conseguimos passar pelos dilemas da vida. E nunca, nunca podemos ficar indecisos, temos que colocar a cabeça no lugar e optar por uma opção. Sabendo que tudo tem uma consequência.

    Há dez anos eu havia feito uma escolha. E desde então continuava fazendo a mesma escolha todos os dias. Casamento era isso: uma promessa de amor que deveríamos honrar de forma honesta e verdadeira.

    Outro ponto forte da história é onde conheci um pouco do trabalho dos Médicos Sem Fronteiras, gente eu fiquei emocionada e encantada pelo amor que essas pessoas tem pelo seu próximo. Eles tentam a todo custo salvar a vida das pessoas que precisam e tem que passar a maior segurança possível para os pacientes. Fora que eles tem que ter um alto controle sobre as emoções pois é cada coisa que eles veem, mas não podem se meter com as autoridades locais, eles estão ali só para cuidar das pessoas. Fiquei apaixonada pelo trabalho e amor que eles tem pelo ser humano.

    A capa do livro é bem bonita e mostra a vivacidade que a história tem, a diagramação é simples. Cada capítulo começa com um trecho de uma música ou citações de pessoas famosas ou até mesmo da autora. A história é narrada pela visão da Ana Luísa. As folhas são brancas e a fonte é do tamanho bom para leitura.

    Recomendo esse livro a todos que gostam de viver várias emoções em uma mesma história e que gosta de finais surpreendentes.

    Beijinhos!


    21 comentários :

    1. Olá
      Realmente a história parece contar um pouco mais além do triangulo amoroso, acho que a parte do MSF deve ser muito bonita o trabalho dekes é incrível. Mas ainda não sei se leria o livro, triangulos são muito difíceis para mim.

      Beijos

      ResponderExcluir
    2. Nossa, de ler sua resenha já da pra sentir a carga emocional que deve ser, fiquei muito curiosa com o livro, e espero logo poder, amei mesmo. Sério,parabens.

      Beijos.

      ResponderExcluir
    3. Oi, que resenha linda a sua! Eu gosto muito de romances mas estou evitando qualquer coisa a ver com triângulos amorosos, fico sempre com o coração na mão com a indecisão das personagens. Mas vou anotar o nome do livro e ver se um dia leio, quem sabe não dá certo?
      Um grande abraço!
      Leitora Encantada

      ResponderExcluir
    4. Uhul! Estou muito feliz que tenha gostado do livro e captado a essência da história. A resenha está perfeita. Obrigada pelo carinho com minha obra.
      Grande abraço!

      ResponderExcluir
    5. Olá
      Sua resenha está ótima.
      Nos deixa super interessados em ler o livro. Vou anotar a dica.
      Bj

      ResponderExcluir
    6. Nossa! Ou essa menina é a mais azarada com tantos problemas ou a mais sortuda com tantos amigos. ...puxa parece ser um turbilhão de emoções.
      Fiquei curiosa pra saber o que acontece com Eduardo de tão ruim....
      Ótima resenha

      ☺bjs

      ResponderExcluir
    7. Nossa! Ou essa menina é a mais azarada com tantos problemas ou a mais sortuda com tantos amigos. ...puxa parece ser um turbilhão de emoções.
      Fiquei curiosa pra saber o que acontece com Eduardo de tão ruim....
      Ótima resenha

      ☺bjs

      ResponderExcluir
    8. Oiii Suelen, como vai/
      Realmente me interessei muito pela obra que tu trouxeste a resenha, já conhecia apenas a autora, e agora lendo sua resenha só tive certeza que quero conhecer a vida da personagem profundamente.
      Beijinhos

      ResponderExcluir
    9. A Elysanna escreve muito bem, acho que ela fez um trabalho bacana sabendo mais dos Médicos sem Fronteiras. E o triangulo amoroso no livro não é chato. Quando li este livro achei ele mu amorzinho.
      Beijinhos, Helana ♥
      In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

      ResponderExcluir
    10. Oiie, tudo bem? Não conhecia esse livro, mas gostei muito da sua resenha e vê-lo por aqui. A história em si não me chamou muita atenção, mas fiquei curiosa sobre esse final surpreendente.
      Beijos!

      ResponderExcluir
    11. Oi Suelen, tudo bem?
      Esse livro parece ser encantador e cheio de emoção, daqueles que você não pode ler em público porque é impossível conter o choro e tenho uma queda por livros assim, por isso já o adicionei à minha lista de leituras futuras haha. Gostei do fato da autora trazer informações sobre os Médicos Sem Fronteiras, é sempre bom saber mais sobre boas iniciativas.
      Beijos!

      www.porlivrosincriveis.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
    12. Olá,

      Não conhecia a obra e realmente parece ser interessante, ultimamente ando meio desligada de romances mas como estou afim de ler uma história mais emocionante, acho que vou dar uma chance para esse livro. Gostei muito da autora mencionar os Médicos Sem Fronteiras, é assunto que sempre me interessou pois meu irmão já participou do programa.

      Grande Abraço
      oblogcaentrenos.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
    13. Olá,
      Adorei a capa do livro, apesar de não gostar de triângulo amoroso eu me interessei pelo livro, pois, ele parece ter várias lições e eu gostei da ideia de falar sobre os Médicos sem Fronteiras, quando eu pensei em cursar ciências biológicas a primeira coisa que sempre passou pela minha cabeça foi a ideia de trabalhar com alguma ONG. Adorei a sua resenha. =)

      Beijos

      ResponderExcluir
    14. Oie!
      Nossa, esse livro deve ser emoção pura! Não imaginava que a história seria assim, e já estou prevendo gostar dos dois irmãos, mesmo que um seja um bad boy bem maluquinho kkkk Gostei dessa indicação.
      Bjs!
      Histórias sem Fim

      ResponderExcluir
    15. Oi!
      Livros com triângulo amoroso não me agradam muito, mas só por ser brasileiro e ter essa premissa, eu já fiquei bem interessado! Parece ter muitas emoções mesmo. E sobre o MSF, também acho lindo o trabalho deles, inclusive se um dia eu realizar o sonho de ser médico, com certeza vou ser voluntário =D
      Ótima resenha! Abraço!

      ResponderExcluir
    16. Oi Suelen!
      Eu não conhecia esse livro e fiquei encantada com a sua resenha. De fato esse livro parece ser muito lindo, fiquei realmente curiosa. Pelo que você disse ele fala de uma coisa que eu sempre acreditei, no poder das escolhas e nossa... preciso ler.

      Anotei a sua dica.

      beijos
      Mayara
      Livros & Tal

      ResponderExcluir
    17. Olá!

      Vi algumas resenhas desse livro e achei bem bacana a premissa. Tenho vontade de lê-lo, mas ainda não surgiu a oportunidade. Porém, a forma como você escreveu a resenha pude perceber como você ficou tocada com a mensagem transmitida pelo livro.

      ResponderExcluir
    18. Oie! Adorei sua resenha. Adoro esse nervosinho que a gente vai ficando ao ler o livro e vendo o desenrolar desses "triangulos amorosos". Imagino que deva ser um livro bem gostoso e a capa é realmente uma gracinha. Curti! ;)
      Bjo

      ResponderExcluir
    19. Fiquei super curiosa com o livro, ainda mais que ele é cheio de emoções e mensagens. Ao mesmo tempo me pareceu que eu já consigo ver para onde a história iria caminhar, ou mesmo para onde eu gostaria que fosse pelo que li na resenha então não sei se o final seria realmente surpreendente ou se seria decepcionante para mim. Triangulos amorosos sempre me deixam nervosa para descobrir como será resolvido, mas como a história me pareceu que é muito mais do que isso, fiquei mais do que empolgada para ler e tirar minhas conclusões :)
      Beijinhos,
      Lica

      ResponderExcluir
    20. Eu gostei da capa do livro, mas o enredo em si não combina muito o que eu gosto de ler, infelizmente.

      http://laoliphant.com.br/

      ResponderExcluir
    21. Gosto de livros assim, que ensinam coisas positivas enquanto estamos lendo. Essa questão do Médicos Sem Fronteiras também é bastante interessante, acho que nunca vi abordada em nenhuma outra obra. Definitivamente vale a pena dar uma chance.

      ResponderExcluir

    Olá! Comente sobre o post acima :)
    Estou muito grata por você visitar o Era uma vez o... Livro
    Volte sempre! :D