• Home
  • /
  • Sobre
  • /
  • Resenhas
  • /
  • Parceiros
  • /
  • Entrevistas
  • /
  • Desafio
  • /
  • Contato
  • [RESENHA] E Se... de Giovanna Vaccaro

    Resenha por: Suelen Fernandes
    Título: E Se...
    Autor(a): Giovanna Vaccaro
    Editora: Coerência
    Gênero: Romance / Literatura Nacional
    Páginas: 320
    Ano: 2016
    Adicione: Skoob
    Nota
    Sinopse: Logan Moore tem todos os direitos quando reclama de sua vida. Ele foi baleado em um beco escuro e mandado para um reformatório injustamente. Tudo o que ele quer é cumprir seu tempo naquela mini prisão e, então, sair e viver sua vida normalmente.
    No entanto, Olivia chega para mudar todos os cursos de sua vida, fazendo Logan se apaixonar da pior maneira possível.
    O que Logan não sabia era que o destino lhe dera uma chance de consertar seus erros e os erros das pessoas que ama. Em um segundo, ele se vê preso a uma pergunta insistente: Acreditar ou não acreditar quando seu pai diz que há uma maneira de viajar no tempo e evitar que uma grande tragédia aconteça mais para frente?
    Logan, desacreditado, no entanto, decide enfrentar as barreiras do espaço-tempo e descobre que essa escolha talvez tenha sido a pior de sua vida. Problemas que traumatizam Olivia, mortes e até amizades desfeitas são algumas das causas pelas quais Logan está disposto a arriscar sua vida e... Seu tempo. 

    Logan Moore é um rapaz de 17 anos. Sua vida era igual de todos os adolescentes, até o dia que ele conhece uma menina em um beco escuro após ter saído de um show. A menina tenta assalta-lo com uma amar na mão, ele se vê acuado e faz uma coisa que nem pensava em fazer. Depois de toda confusão com a menina, Logan se vê preso em um reformatório e sua vida vira de cabeça para baixo.

    Olívia é uma menina inteligente, mas faz as coisas sem pensar. Achando que vai ajudar uma pessoa ela se mete numa confusão sem fim e por isso está no reformatório. Lá ela conhece Logan e se sente muito mal por tê-lo colocado naquele lugar. Mas Logan logo se apaixona por essa menina louca e tímida, que parece um anjo.


    A vida de Logan e Olívia não estava nada bem, apesar disso eles tinham um ao outro dentro do reformatório. Um dia Logan recebe uma notícia triste, sua mãe havia falecido e ele foi liberado para ir ao enterro dela. No velório Logan vê seu pai muito sereno e acha estranho, tenta questiona-lo, mas ele diz que não é nada. Ao chegar em casa seu pai lhe conta que criou um jeito de voltar no tempo e que ele salvaria a sua mãe. Logan não acredita e diz que o pai está maluco, mas fica curioso e resolve testar e não é que dá certo. Ele acha que poderá consertar tudo de ruim que já aconteceu em sua vida, mas quanto mais ele ajeita mais coisas ruins acontecem.

    - Eu não tinha como experimenta-lo porque pode ser que não funcione. Você vai achar impossível, mas aqui dentro...[...]-... Esta a resposta para tudo.

    Esse foi o meu primeiro contato com a escrita da Giovanna e me surpreendi com a maturidade que ela escreveu o livro. Ela tem uma história sólida cheia de reviravoltas, coerente e emocionante. Apesar dos personagens serem adolescentes, eles são bem maduros e lidam com coisas importantes. Sabem resolver os seus problemas e ainda tentam ajudar os adultos.

    Logan narra toda a história, ele é um rapaz bom e que ama a sua família. Pensa em ajudar a todos que estão a sua volta e eu gostei muito dele. Ele ama Olívia loucamente e isso faz bem e mal ao mesmo tempo. Muitos dos seus concertos é feito com relação a ela e mexer na linha do tempo não é nada legal. Como acreditar que uma pílula poderia nos fazer voltar no tempo ou avançar para o futuro.

    - Você não pode mudar tudo para melhor. Sempre, quando você conseguir deixar algo bom, algo estraga. É a lei.
    - Quem inventou essa droga de lei? - perguntei, impaciente.
    - Não há como saber com certeza o que foi perdido e o que foi salvo, mas as coisas são assim. A história é uma droga quando se está dentro dela - ele diz com os olhos sinceros. - É a teoria do caos.

    Além dos personagens principais temos outros que são bem importantes para a história. Austin o pai de Logan e inventor da pílula do tempo, Ian seu melhor amigo, a mãe de Logan. Todos eles foram parte dessa história maravilhosa e cada um acrescenta de forma esplêndida.


    O título do livro já nos diz tudo, esse termo “E se” é muito intenso, ele aparece nos momentos de dúvidas e nos faz questionar se fizemos as escolhas certas. Ele as vezes nos corrói e nos faz cometer loucuras as vezes. “E se fôssemos por aquela rua? ” “E se fizéssemos daquele jeito? Será que teria dado certo? ” Esse é o ponto central de todo o livro, as vezes nós queremos mudar situações que não podem ser mudadas, estamos predestinados a encontrar pessoas, a sofrer certas coisas. Não podemos deixar que as dúvidas nos façam voltar atrás. E sempre devemos seguir em frente, porque se tiver que acontecer, vai acontecer de uma forma ou de outra.

    A capa do livro é linda e contém elementos importantes na história. A diagramação está maravilhosa, foi muito bem elaborada. Os capítulos começam com citações de livros, músicas ou seriados. A revisão está impecável. A fonte é do tamanho bom para leitura, as páginas são amareladas. A editora caprichou na edição.

    Recomendo esse livro a todos que gostam de um romance misturado com ficção científica, uma história inovadora e com um final impressionante.

     Beijinhos!


    21 comentários :

    1. Olá...
      Esse não é um livro que leria assim só pela capa ou sinopse, mas sua resenha me convenceu que se trata de uma leitura agradável e leve, daquelas que você lê em um simples fim de tarde, fiquei bem curiosa e espero poder ler o livro em breve.

      ResponderExcluir
    2. Olá
      Eu já conheço esse livro, pois eu acompanho a editora e a autora também no Facebook. Gosto muito dessa capa, inclusive me inscrevi na parceria com a autora, como não recebi retorno creio que não passei. Adorei a sua resenha, você não é a primeira que amou o enredo da obra e seus elementos. Até mais vê
      Bjs

      ResponderExcluir
    3. Olá Suelen
      Eu não conhecia esse livro, mas gostei da premissa e seus comentários confirmam que para mim poderia ser uma ótima leitura. Achei a capa linda e com certeza isso foi a primeira coisa que chamou a minha atenção. Sua resenha ficou ótima!
      Beijos, Fer
      www.segredosemlivros.com

      ResponderExcluir
    4. Oie, adorei a dica principalmente ao saber que o livro está super maduro, com uma boa escrita e reviravoltas bem construídas. também já amei esse título, muito interessante e de começo já leva a reflexão.

      ResponderExcluir
    5. Oiee Suelen ^^
      Eu ainda não conhecia este livro, mas achei a premissa dele bem diferente, e saber que os personagens são maduros (mesmo sendo adolescentes) me deixou curiosa para conhecê-los. Fico feliz que tenha gostado tanto do livro, conseguiu me deixar curiosa...haha' Parece ser uma história muito intensa e apaixonante, além de emocionante, do jeitinho que eu gosto.
      MilkMilks ♥
      http://shakedepalavras.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
    6. Oi!
      Já li alguns romances/ ficção científica e gostei bastante dessa mistura. Essa parece ser uma história muito interessante, com personagens bem construídos e com uma questão que certamente já passou algumas vezes por nossa cabeça ao longo da vida: "E se...". Fiquei bastante curiosa em saber qual foi o desfecho dessa história. Obrigada pela dica. Bjs

      http://umavidaliteraria1.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    7. Que livro incrível é esse e como eu não conhecia ainda? :O Gostei muito da premissa, parece ser uma leitura bastante envolvente e que faz o leitor refletir sobre tudo, principalmente sobre isso de escolhas. Gostei demais da sua resenha e quero muito conferir a obra. A trama parece realmente bem madura.
      beijos
      www.apenasumvicio.com

      ResponderExcluir
    8. Esse livro tá na minha wishlist faz tempo, mas ainda não tive a oportunidade de conferir.
      Acho a capa maravilhosa e saber que você gostou da escrita da Gio, achou madura e saber que ela é bem nova me deixou mais curiosa ainda.
      Fora o fato de misturar ficção científica, né? Eu amo!

      Virando Amor

      ResponderExcluir
    9. olá Su,
      Adoro histórias que envolvam viagem no tempo e fiquei bem animada em relação a essa obra, principalmente, pelo fato de a viagem dar certo e de as coisas ruins que começam a acontecer quando eles começam a 'arrumar' as coisas. Outro ponto que me intrigou bastante foi o fato de Logan ser um detento.
      Esse livro parece ser daquele tipo que nos fará pensar muito no E se... e nas possibilidades que temos se fizermos algo diferente.
      Vou anotar a dica, com certeza.
      Beijos,
      Um Oceano de Histórias

      ResponderExcluir
    10. Eu gosto muito dessa temática e adoro sonhar diante dessa possibilidade de poder viajar no tempo e mudar coisas que não são tão legais, fazer de forma diferente. Acredito que tem tudo para ser uma ótima trama e fiquei muito curioso com essa estória.

      *☆* Atraentemente *☆*

      ResponderExcluir
    11. Oi Suelen,

      Bem interessante mesmo esse lance do "E se".. tantas possibilidades. Confesso que a capa não me chamou tanto a atenção, mas lendo a sua resenha, deu pra perceber que é uma obra bem envolvente e emocionante. Com certeza anotei a dica aqui e se tiver a oportunidade lerei, ok?

      beijos =)

      ResponderExcluir
    12. Oi Suh
      Não conhecia esse livro, mas adorei a premissa.
      Interessante ver a construção das personagens. Sem falar no mundo de possibilidades que o "E se..." nos oferece. Sinceramente amei e me senti envolvida pelo que li aqui.
      Já anotei a dica para ler em breve!
      Beijinhos
      Rizia - Livroterapias

      ResponderExcluir
    13. Oi Suelen,
      agora fiquei confusa, pois anteriormente recebi um feedback péssimo em relação a essa história, que me fez não querer lê-la de forma alguma, agora me deparo com a sua resenha super favorável e não sei mais o que pensar direito.
      Porém como diz o ditado a primeira impressão é a que fica e a que eu tive, não me fez querer fazer a leitura, por hora continuo assim, quem sabe em outra oportunidade.
      Beijos

      ResponderExcluir
    14. Olá ♥
      Eu já tinha visto resenha sobre esse livro. Eu acho a premissa bem convidativa, mas eu queria ler para tirar minhas próprias conclusões por que o Logan se apaixonou pela menina que ele deveria detestar. A história perece ser bem complexa. Amo quando o livro tem viagens no tempo.Uma coisa que me chamou muita atenção foi quando você falou que por mais que sejam personagens jovens eles são bem maduros, pois tem personagem jovem que não dá para aturar.Gostei de saber que o livro é narrado no ponto de vista do Logan, amo narrativa em primeira pessoa ♥

      ResponderExcluir
    15. Oi, tudo bem? A primeira coisa que chamou minha atenção nesse livro e a capa que convenhamos apesar de simples é muito linda. Mas até então não conhecia sua premissa e fiquei super empolgada por saber que tem viagens no tempo no enredo e pelo que me falou lembrei um pouco daquele filme Efeito Borboleta que toda vez que se volta no passado para arrumar as coisas pioram.
      Dica anotada.
      Bj

      ResponderExcluir
    16. Oi, tudo bem?
      Não lembro de ter lido algo sobre esse livro já, mas de cara fiquei animada, porque acho interessante essa coisa de voltar no tempo, sabe? E pelos seus comentários a autora soube muito bem construir a história, sem contar que os personagens parecem ser bem cativantes. Enfim, espero um dia ler o livro e gostar tanto quanto você.

      Beijos :*

      ResponderExcluir
    17. Olá, a capa é realmente linda e se eu visse esse titulo ia logo chamar minha atenção pois uma das frases que mais gira em minha mente é o "e se", sou o tipo de pessoa que faz as coisas e fica paranoica pensando o que aconteceria se eu tivesse tomado um caminho diferente, adorei a ideia do livro e com certeza irei ler

      ResponderExcluir
    18. Oi Suelen não conhecia o livro e fiquei bem interessada no enredo, em saber como estes dois vão reconstruir a vida deles. Enredos dentro de reformatórios são difíceis de se achar, e só por este fato eu leria.
      Bjs!

      ResponderExcluir
    19. Eu comprei esse livro na Bienal e estou bem interessada em fazer a leitura. Eu achei a capa maravilhosa e depois que a autora comentou que tem uma viagem no tempo no meio e um romance, eu fiquei ainda mais cativada para fazer a leitura, embora eu esteja deixando tudo para o ano que vem, porque agora estou colocando os meus outros de parceria em dia, ainda mais depois que tudo chegou antes da Bienal e não deu pra ler rs

      Mas mesmo assim gostei da sua resenha e da maneira como tu abordou sua opinião. Me parece ser um livro muito bom e interessante. Com um enredo que provavelmente irá me prender. Adoro livro assim.

      ResponderExcluir
    20. Oie!!!
      Amo estórias com volta ao tempo! Acho que deve influência daqueles famosos filmes "De volta para o futuro/passado".
      O enredo deste livro me recordou de imediato dois filmes que vi, onde as personagens ficam indo e vindo de acordo com as diferenças causadas por eles mesmos no futuro:"corra lola, corra" e "o efeito borboleta ".
      Aliás hoje em dia existem vários livros, filmes e inclusives jogos com esta temática/ teoria sobre a qual existe uma enorme discussão, inclusive científica.
      Valeu pela dica, pois se não fosse por ela não conheceria o livro e, mesmo que conhecesse não acredito que leria, pois a sinopse não me agradou muito.
      Bjinhos ;)
      Elaine M. Escovedo
      Caminhando Entre Livros
      Http://www.caminhandoentelivros.com.br

      ResponderExcluir
    21. Vi a autora falando sobre o livro em um grupo de literatura, desde então estou interessada, o enredo é bem instigante e fico feliz em saber que mesmo sendo um livro mais jovem a escrita consegue ser madura. A capa é linda e o próprio título já consegue mostrar bastante, já dizendo que temos personagens que gostariam de ter outras oportunidades.

      ResponderExcluir

    Olá! Comente sobre o post acima :)
    Estou muito grata por você visitar o Era uma vez o... Livro
    Volte sempre! :D