• Home
  • /
  • Sobre
  • /
  • Resenhas
  • /
  • Parceiros
  • /
  • Entrevistas
  • /
  • Desafio
  • /
  • Contato
  • [RESENHA] Quando o amor bater à sua porta de Samanta Holtz

    Resenha por: Suelen Fernandes
    Título: Quando o amor bater à sua porta
    Autor(a): Samanta Holtz
    Editora: Arqueiro
    Gênero: Romance / Literatura Nacional
    Páginas: 304
    Ano: 2016
    Compare e Compre: Buscapé
    Adicione: Skoob
    Nota
    Sinopse: Ele tem um passado do qual não se lembra. Ela precisa esquecer o seu.
    Malu Rocha é uma escritora de 29 anos independente, confiante e bem-sucedida. Mora sozinha em São José dos Pinhais, perto de Curitiba, onde mantém uma rotina regrada de pedalar todas as manhãs, escrever e, semanalmente, visitar o avô de 98 anos em uma casa de repouso.
    Porém sua vida toda controlada sai do eixo quando um homem bate à sua porta e se apresenta como Luiz Otávio Veronezzi, dizendo ter perdido uma reunião marcada com ela. Malu não se lembra do compromisso e sua primeira reação é dispensá-lo. Mas o belo desconhecido insiste, explicando que sofreu um acidente de carro, ficou em coma e perdeu a memória, assim como seus documentos. As únicas coisas que restaram foram um pouco de dinheiro e um papel com o nome e o endereço de Malu, o nome dele e a data da reunião. Luiz confessa que a escritora era sua última esperança para descobrir a própria identidade.
    O problema é que ela não tem a menor ideia de quem ele seja.
    Desconfiada, mas sentindo-se responsável pelo acontecido, Malu decide ajudá-lo e embarca em uma jornada para descobrir quem ele é – o que acaba trazendo à tona muitos fatos sobre si mesma, seus medos e segredos mais bem guardados, além de um passado que preferia esquecer.
    A bela narrativa e a trama que prende do começo ao fim nos convidam a acompanhar Malu e Luiz nessa busca que se transforma em uma história de amor de tirar o fôlego.

    Malu Rocha é uma escritora bem-sucedida, seus livros arrancam suspiros pelo Brasil inteiro.  E apesar de ela amar o que faz se encontrou em conflito ao escrever seu mais recente livro. Ela estava cansada de iludir as leitoras, ela acha que não existe um final feliz, por isso resolve criar um final mais realista. Só que sua editora detesta esse final e a intima a muda-lo. Malu revoltada tenta de todas as formas mudar, faz esboços, esquematiza cena, mas ela sente que ainda não é um final descente para o livro. Mesmo assim a editora diz que ela pode fazer melhor e é aí que o dilema entra, ela não quer colocar mais um final feliz e sua mente repeli qualquer final que não seja o que ele deseja.

    Enquanto Malu vive o dilema com o seu livro ela recebe uma visita. Um homem chamado Luiz Otávio Veronezzi, aparece em sua porta perguntando se ela sabe quem ele é. Luiz havia perdido a memória num acidente e a única coisa que ele tinha era um papel com o nome de Malu e a indicação de que tinham um encontro marcado. Malu não o conhece, mas faz de tudo para ajudá-lo.  Só que não consegue informação nenhuma e não vendo solução ela abriga um desconhecido e nessa situação muitas coisas vão acontecer.

    [...] Luiz Otávio era oficialmente seu problema, sua responsabilidade. E ela tinha se tornado uma parte fundamental da história dele. Algo como a luz no fim do túnel ou o último vestígio de esperança ante de, quem sabe, ele recuperar as memórias escondidas [...] É isso, ela constatou, conformada. Se saí na chuva, é para me molhar. E aquela era uma tempestade que estava apenas começando.


    Assim que comecei a ler o livro achei a Malu fria, apesar de ver que ela ama o que faz, não via a paixão nela. Parecia que ela nunca tinha amado e que sua vida era vazia e realmente era isso. A única pessoa que ela demonstrava amor era seu avô Ignácio, ele era um senhor de 98 anos muito sábio. A rotina de Malu era metódica, pedalar todas as manhãs, passar pelo estacionamento do aeroporto, comer o pão de queijo em uma lojinha e eu sinceramente não entendia o porquê dessa rotina. Apesar de me ver muito nela, pois se faço uma coisa de um jeito vai ser sempre assim que vou fazer. Confesso que não me afeiçoei muito a ela no começo, mas eu via que tinha alguma coisa por trás e isso me impulsionava a ler mais e mais.


    Luiz Otávio Veronezzi é um homem lindo, fala bem, observador e vai ser um divisor de águas na história de Malu. Perder a memória não deve ser fácil e saber que a única pessoa que pode te ajudar não sabe nada sobre você é desesperador. Me apaixonei por ele assim que o conheci, suas palavras eram humildes e educadas. Ele precisava de ajuda, mas não se desesperou em nenhum momento. Tem tanta sabedoria e sabe discerni os problemas que se apresenta a ele. Toda vez que ele aparecia na história eu sentia uma paz inexplicável.

    - Malu... As pessoas lutam, erram, se decepcionam. Perdem a memória! - Apontou para o próprio peito. - Mas, quando se sentam para ver um filme ou abrem um livro para ler, não querem mais daquele sentimento negativo. Querem sonhar, acreditar que a felicidade é possível, mesmo que através de uma história inventada por outra pessoa. Elas passam a acreditar naquilo e, por um instante, tomam o sentimento emprestado, como se fosse delas. É por isso que elas gostam tanto dos finais felizes.

    Malu amadurece muito na história, quando você termina o livro vê que ela é outra pessoa totalmente diferente do começo da história. Ver o crescimento dela é lindo, ela duela com ela mesma e joga para fora todos os traumas que a vida lhe impôs. Foi um processo duro e lento, mas que valeu muito apena no final.

    Porque é o amor que dá razão a tudo. Seja na união de um casal ou na conquista dos seus sonhos.

    Além dos personagens principais o livro conta com outros que são bem importantes para história que são: Rebeca sua assistente maluquinha, oh menina para falar e ser atrapalhada. Ela é uma grande fã da Malu e vai se tornar uma peça fundamental na vida dela. Hanita é uma menina pacata, que não segue os costumes ocidentais, mas que tem uma coisa em comum com todos nós, ama os livros, mas esse amor é escondido pois seus pais e seu irmão não querem que ela se corrompa com os nossos costumes, mas Malu vai vir para mudar a história dela também.

    Como sempre Samanta toca fundo no coração do leitor e faz a gente refletir o que é realmente o amor. Como ele defini a nossa vida. Você já parou para pensar o que é o amor para você? Para mim o amor está no ar que nós respiramos, no sorriso de uma criança, não abraço de pai e filhos, não beijo apaixonado, nas folhas da primavera, no acordar de manhã em tudo que nós fazemos ou sentimos. O amor é a parte essencial na nossa vida, sem ele é impossível viver.


    A edição que a Arqueiro fez está linda, realmente foi feita com todo amor e dedicação. A capa reflete o clima da história, a diagramação está simples e muito bonita, a revisão impecável, as folhas são amareladas e a fonte é do tamanho certo para leitura. O livro conta com uma playlist linda e é narrado pela visão de Malu.

    Esse livro é daqueles que vai mexer com o coração do leitor. Vai fazê-lo se apaixonar, se emocionar, chorar e no final se sentir plena e cheio de amor para dar a todos a sua volta.

    Beijinhos!


    34 comentários :

    1. Olá Su
      Tenho lido muitos comentários positivos a respeito e nao tenho dúvida de que é um livro maravilhoso, especialmente por já conhecer a escrita da autora. Adorei poder conferir suas impressões.
      E claro, nao posso deixar de afirmar que adorei sua resenha..
      Boas leituras!
      Beijos, Fer
      www.segredosemlivros.com

      ResponderExcluir
    2. Oi Su, tudo bem?
      Que resenha maravilhosa amiga. Eu também estou apaixonada pelo livro. Uma imersão em nosso eu e em nossos valores. Adorei. Bjus
      Lia Christo
      www.docesletras.com.br

      ResponderExcluir
    3. Oi, conheço a autora só de ouvir falar e ainda não li nenhum de seus livros, porém, este livro aqui me chamou mais a atenção do que os outros, acho que em função da protagonista ser escritora e literalmente, o amor bater a sua porta... rs Quero muito ler e sua resenha aumentou consideravelmente minha curiosidade quanto ao livro.
      MEU AMOR PELOS LIVROS
      Beijos

      ResponderExcluir
    4. Olá,
      Ainda não tive contato com a escrita da autora, mas só ouço elogios e isso tem feito com que eu esteja cada vez mais curiosa para conhecer suas obras e me aventurar nelas.
      A premissa do livro é bastante interessante e quero muito saber o que realmente aconteceu nesse acidente sofrido por Luiz e porque ele tem somente um bilhete no bolso escrito o nome e o endereço de Malu com ele.

      http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    5. Olá Suelen, tudo bom?
      Vejo muitas pessoas falando super bem desse livro e saber do crescimento da Malu ao longo do livro, da forma como ela vai colocando os fantasmas no passado, para viver o presente é o que me deixa mais curiosa em relação a esse livro. Quero muito conhecer as personagens secundárias que você citou também, fiquei super curiosa para conhecer a secretária atrapalhada e Hanita com sua paixão pelos livros. Sugestão anotada!

      Beijos!
      @PollyanaCampos
      Entre Livros e Personagens

      ResponderExcluir
    6. Oii!
      Que romance diferente, fiquei animada pra saber mais dessa trama e ver como Luiz vai fazer pra conquistá-la :D
      Beijos, Isa
      belacultblog.wordpress.com

      ResponderExcluir
    7. Oi Su
      Amei suas impressões sobre o livro. Essa é a segunda resenha que leio e serviu para confirmar que preciso sim ler. Adoro livros emocionantes. Engraçado que na outra resenha Malu também foi descrita como fria.
      Adoro a escrita de Holtz e espero gostar tanto quando você,
      Beijinhos
      Rizia - Livroterapias

      ResponderExcluir
    8. Oi!
      Esse livro nessas últimas semanas está sendo bem falado. Apesar de todas críticas positivas a respeito dele, não teve nada na história que me deixou curiosa para ler. Com vontade...
      Talvez isso seja um pouco por ser estar sendo tão falado. Normalmente não gosto muito de ler os livros que estão na moda - acabo lendo, quando leio, bem depois.
      Quem sabe mais lá na frente não dê uma oportunidade...
      Bjss

      http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    9. Olá Suelen,
      Que legal que o livro te agradou e você ter dito que a autora tocou fundo no seu coração. Como não li nada dela não posso confirmar se sua teoria está certa, ou não.
      Acho a premissa do livro bem interessante, envolvente e agradável. Também gostei de saber que a obra tem personagens secundários importantes e que são lembrados.
      Dica anotada.
      Beijos,
      Um Oceano de Histórias

      ResponderExcluir
    10. Querida Su,

      Que resenha lindaaaa! <3 Fiquei muito feliz em saber que "Quando o amor bater à sua porta" tocou fundo seu coração e que a jornada da Malu em busca de si mesma a emocionou :)

      Beijo enorme, linda :* Gratidão!!

      ResponderExcluir
    11. Olá tenho lido resenhas maravilhosas da obra que sinceramente tem me deixado invejosa dos que puderam fazer essa leitura. Gostei muito da maneira que vocÊ nos passou as suas percepções do livro, me fez querer mais ainda fazer essa leitura o mais rápido possivel, beijos
      Conversas de Alcova ♥

      ResponderExcluir
    12. Oie,
      Não conhecia a autora até ler sua resenha e gostei muito da sua recomendação. Suas impressões me convenceram. É muito bom poder acompanhar o amadurecimento do personagem durante a leitura. E nada melhor do que uma história que nos leve a refletir sobre a importância do amor!
      Bjos,

      https://contosdacabana.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    13. Oie,
      Não conhecia a autora até ler sua resenha e gostei muito da sua recomendação. Suas impressões me convenceram. É muito bom poder acompanhar o amadurecimento do personagem durante a leitura. E nada melhor do que uma história que nos leve a refletir sobre a importância do amor!
      Bjos,

      https://contosdacabana.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    14. Olá,
      Tenho bastante interesse em ler esse livro principalmente pelo fato de que a protagonista ser uma autora. Gostei da atitude dela em querer ajudar Luiz e espero ter a oportunidade de ler o livro em breve!
      http://www.virandoamor.com/

      ResponderExcluir
    15. Olá!
      Tenho muita vontade de ler o livro e por isso gostei de saber que no começo você não se afeiçoou nenhum pouco a protagonista, mas que isso foi mudando com o tempo. Acho muito legal livros que você consegue acompanhar o amadurecimento dos personagens, e fiquei querendo ler o livro logo.
      Beijos.
      http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

      ResponderExcluir
    16. Olá Su!
      Sabemos que as escritas da autora são maravilhosas e claro que esse livro não ficaria de fora. Assim que puder pedirei a editora esse livro, quero me emocionar e me apaixonar. Adorei sua resenha, direta, sincera e emocionante.
      Bjão
      Ni
      Cia do Leitor

      ResponderExcluir
    17. Olá,

      Estou morrendo de vontade de ler esse livro, justamente pelas reflexões sobre o amor que são trazidas nele. Fiquei curiosa para saber mais sobre a perda de memória do personagem e como todo o romance do livro irá se desenrolar. A capa é realmente linda e gostei da delicadeza da diagramação. Confesso que nunca li nenhuma obra da autora, mas espero mudar isso em breve. Parabéns pela excelente resenha.

      Abraços,
      Cá Entre Nós

      ResponderExcluir
    18. Oi Su, tudo bem?
      Eu até pensei em solicitar esse livro em parceria com a Arqueiro, pois todos falam muito bem da autora. Mas acabei desistindo.
      E pela sua resenha, acho que eu não iria gostar, apesar de todos os elogios.
      Alguns pontos me incomodaram um pouco, como o fato dela abrigar um desconhecido em casa e o de se mostrar uma pessoa tão amargurada. Não gosto muito desse giro que as personagens fazem quando encontram um homem.
      Mas eu não li o livro, estou falando só das impressões que tive aqui e talvez eu esteja enganada e curtiria a leitura. Mas no momento eu passo a dica :)
      Um beijão
      http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    19. oie que bom saber que esse livro mexe com a gente e que é cheio de emoções e lições sobre o amor. Acho a samanta uma escritora sensacional então estou louquinha para conferir.

      ResponderExcluir
    20. Olá, Suelen

      Confesso que quando vi o lançamento do livro eu não dava nada por ele, mas eu andei lendo ótimas resenhas, como a sua, e isso fez a vontade de ler aparecer.
      Achei o modo como eles se conhecem bem inusitado e misterioso. Isso desperta na gente uma grande curiosidade em descobrir quem é ele e porque eles tinham um encontro marcado mesmo sem ela saber.
      Espero ler em breve.

      Beijos

      ResponderExcluir
    21. Olá, Suelen! Este parece ser um livro lindo mesmo! Já li várias resenhas positivas sobre ele e todas destacam esse dom de emocionar que a autora e a história tem! Gostei das suas observações quanto à não ter se identificado ou se afeiçoado á personagem no início e depois sobre a admiração por seu amadurecimento. Acredito que quando a leitura flui assim, acaba por também nos transformar um pouco ao final dela, não é?
      Adorei a sua resenha!


      Bjs
      Yohana Sanfer
      http://www.papelpalavracoracao.com.br/

      ResponderExcluir
    22. Oi, tudo bem? Ai, eu acho que necessito de um livro que mexa com o meu coração de fato e tenho visto vários elogios a esta obra. Cada elogio faz com que eu queira ler mais ainda o livro, ainda mais quando encontramos uma personagem que amadurece durante a história. História que fala de amor e do que ele é de fato. Gostei muito da resenha e pretendo ler em breve o livro. Beijos.

      ResponderExcluir
    23. Infelizmente ainda não li o outro livro da autora e por isso não conheço sua escrita, mas esse lançamento está lindo e vou arriscar. Adoro histórias com escritores, gosto de conhecer o processo de escrita e a relação com suas obras, imagino que a autora consiga emocionar e conquistar o leitor, fiquei querendo saber mais sobre a visita e a perda de memória do mocinho..

      ResponderExcluir
    24. Já ouvi muito sobre esse livro, mas me encantei mesmo foi com a sua resenha. Leve, fluida e muito descritiva. Ainda assim, sem nenhuma surpresa desagradável.
      Me interessei bastante sobre o livro. O enredo não é do mais originais, mesmo assim me conquistou.
      Gostei bastante da Malu e estou curiosa em relação à ela.
      Espero ler esse livro em breve.
      Bjs, Mila

      http://a-viagem-literaria.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    25. Esse foi o primeiro livro da Samanta que li, e tudo me encantou, exceto a capa... rs... Vi que muita gente teve problemas com a Malu no início, como você, mas isso não aconteceu comigo, senti o que havia por trás dela e até me identifiquei, tem vezes em que é difícil não criar uma muralha ao nosso redor. O Luiz Otávio é perfeito, é um personagem que realmente nos transmite paz. Mal vejo a hora de ler mais obras da autora!

      ResponderExcluir
    26. Olá, estou lendo várias resenhas sobre esse livro na blogsfera e todas são impressões maravilhosas sobre ele assim como as suas, não vejo a hora de fazer a leitura pois estou um pouco cansada do gênero romance e quero algo que me traga de volta para o mundo do amor

      ResponderExcluir
    27. Oii! :)
      Eu tive a chance de conhecer a autora na Bienal e fiquei encantada com a personalidade dela! Já tenho o livro, mas ainda não cheguei a ler. Mesmo assim, adorei toda a premissa da história, ainda mais porque se passa em São José dos Pinhais, que é região metropolitana da minha cidade, Curitiba! Acho tão difícil ler livros que se passam aqui que fiquei muito feliz em descobrir que essa narrativa se passava na minha cidade <3
      Além disso, já dei uma olhada na playlist e concordo que está maravilhosa! Deve ser muito bom colocar pra ouvir enquanto leio o livro :)
      Beijos!

      www.beyondbluedoors.com

      ResponderExcluir
    28. Oi Suelen, estou com o livro aqui já separado para ler, e fico feliz em ver que você gostou. Não li com a atenção devida, pois quero começar a leitura sem grandes influências externas. Mas espero gostar como vi que você gostou.
      Bjs!

      ResponderExcluir
    29. Oi,
      também não gosto muito de personagens frios como a Malu parece ser. Mas acredito que no decorrer da história apareçam os motivos dela ser assim. O Luiz parece mesmo ser aquele tipo de personagem que a gente quer colocar num potinho e esconder rs espero que ele tenha mudado a forma da Malu enxergar o mundo. Quero muito ler.
      Sua resenha está um amor, beijos!

      ResponderExcluir
    30. Olá.

      Nossa, uma amiga minha falou muito bem desse livro e disse que a história é realmente maravilhosa. Agora lendo sua resenha fiquei tentada a ler rsrsrrsr Esse livro está me perseguindo e acho que isso é um sinal. Fico feliz q vc tenha gostado da leitura e com certeza vou ler mais p frente. Amei sua resenha! ♥

      Beijos!
      www.anebee.com.br

      ResponderExcluir
    31. Olá, como vai? Que premissa singular, acho que nunca li um livro parecido não. Achei bem interessante o romance, fiquei bastante curiosa pelo o que vai acontecer e pela personalidade de Malu, quero ver essa evolução. A capa tá linda e a diagramação pelas fotos nota-se que teve um carinho enorme ali. Adorei a resenha!
      Beijos.


      EuVocê&oslivros

      ResponderExcluir
    32. Olá Suelen,
      Fiquei muito feliz em saber desse crescimento da personagem, gosto disso, protagonistas reais, que nos fazem olhar para dentro de nós mesmos e refletir.
      Parece ser uma história linda.

      Beijos,
      Anne
      Fadas Literárias

      ResponderExcluir
    33. Olá...
      Mais uma resenha de QABSP! Nossa a cada resenha que leio fico com mais vontade de ler e o melhor são todas resenhas positivas e maga elogiosas a obra!
      Acho a protagonista super cativante e o fato dela amadurecer ao longo da narrativa me atraiu muito.
      Quero ler.

      ResponderExcluir
    34. Oi Su, não sabia que a história nos tocava em pontos tão fortes assim mennina, já quero. E cara, amo livros que me façam pensar no que realmente importa, na minha família e etc. E que bom que a protagonista evoluiu no decorrer do livro. ótima resenha.

      bjs

      ResponderExcluir

    Olá! Comente sobre o post acima :)
    Estou muito grata por você visitar o Era uma vez o... Livro
    Volte sempre! :D