• Home
  • /
  • Sobre
  • /
  • Resenhas
  • /
  • Parceiros
  • /
  • Entrevistas
  • /
  • Desafio
  • /
  • Contato
  • [RESENHA] As Letras do Amor de Paola Ottoni

    Resenha por: Suelen Fernandes
    Título: As Letras do Amor
    Autor(a): Paola Ottoni
    Editora: Novo Conceito
    Gênero: Romance / Literatura Nacional
    Páginas: 224
    Ano: 2016
    Compare e Compre: Buscapé
    Adicione: Skoob
    Nota
    Sinopse: Bianca acabou de largar um curso de graduação de que não gostava, seus pais vão se divorciar e seus irmãos pequenos estão cada dia mais barulhentos. A oportunidade perfeita de escapar surge quando seu namorado, Miguel, resolve ir a Roma abrir uma empresa para o pai. Bianca decide que aprender italiano, arrumar um trabalho temporário e ajudar Miguel em seu negócio será um bom começo. O que parecia um sonho, porém, torna-se uma incerteza ainda maior quando Miguel fica sempre fora de casa, os empregos de Bianca não duram mais que uma semana, e, cada dia mais próxima de Enzo – o melhor amigo de Miguel, com quem moram –, ela começa a questionar seus sentimentos.

    Bianca largou a faculdade pois não sabia qual carreira queria seguir. Sua vida estava de pernas para o ar, seus pais estavam se separando e ela não sabia o que queria para o futuro. Seu namorado Miguel teria que viajar para Itália, para cuidar da filial da empresa do seu pai e convida Bianca para ir com ele. Bianca vê uma grande oportunidade, viajando ela irá se ver livre do clima ruim que está em sua casa, conhecerá uma cultura nova, aprenderá uma nova língua e terá tempo de decidir qual faculdade fazer.

    Miguel e Bianca estão rumo a Roma e viveram durante seis meses na casa de um amigo de Miguel chamado Enzo. Ao chegar em Roma, eles são recebidos por Enzo. A princípio Bianca acha Enzo bem tímido, de poucas palavras, mas simpático. Ela se sente muito deslocada, ainda mais que terá que dividir o quarto com Miguel como se fosse um casal, e ela ainda não tem tanta intimidade para isso (se é que vocês me entendem). Um novo ciclo se inicia na vida de Bianca e grandes aventuras iram acontecer.

    Quando ele se deita para dormir, sinto sua felicidade. Mas talvez não seja uma felicidade plena, apenas o alívio de um passo que avançou.

    Assim que iniciei a leitura vi que Bianca é uma jovem com muitos conflitos, ela estava com problemas na família, carreira e com muitas dúvidas sobre o namoro. Essa viagem foi um alento para ela. Assim que Bianca chega em Roma vemos a transformação dela em uma nova mulher, ela quer aprender a língua do seu novo país, arruma um emprego e faz novas amizades e isso vai enriquecendo a vida dela. Bianca amadurece!

    Por que não está dizendo a verdade, Bianca? Por que não é sincera?

    Miguel foi um dos personagens que menos gostei. Um homem egocêntrico, que não dá atenção para Bianca e a trata como se já tivessem casados achando que ela deve fazer as coisas para ele. Trabalha o tempo todo, sabemos que ele foi para a Itália para isso, mas não vê nem como a sua namorada está. E quando tem uma folga só quer saber de ir para a balada e deixa Bianca sempre de lado.

    Enzo é aquele personagem fofo que te conquista logo de cara. Assim que ele se aproxima de Bianca ele se abre, mostrando ser um nerd, que ama ler livros, jogar vídeo game e tocar violão. Ele é muito parecido com Bianca e uma amizade linda nasce entre eles. Enzo é um rapaz solícito que vai ajudar muito a Bianca a conhecer Roma e se adaptar nesse novo país. Só que não é só amizade que nasce entre eles, Enzo e Bianca se apaixonam, mas os dois tem medo de magoar Miguel.


    Conforme fui lendo o livro queria muito que Bianca acabasse seu namoro com Miguel, ela não o amava mais e estava perdidamente apaixonada por Enzo. Mas entendi o lado dela, se o namoro terminasse a amizade de Enzo e Miguel podia acabar, ela ainda tinha esperanças de que conseguisse contornar esse problema que eles estavam vivendo e ela respeitava Miguel. Em nenhum momento Bianca o traiu, ela guardou o seu sentimento e tentou levar a vida, até que chegou uma hora que o destino a pressionou, obrigando-a a fazer uma escolha. 


    Ainda quero que me prometa que enquanto usarmos essas máscaras somos outras pessoas, portanto a culpa de nossos atos não cairá sobre nosso "eu" real.

    Esse livro para mim foi fofo, envolvente e divertido. Amei conhecer todos os personagens, conhecer uma nova cultura, aprender algumas palavras em Italiano e vê como a vida pode mudar de uma hora para outra. Além disso a autora nos fez questionar durante a leitura, vale a pena se entregar ao amor, mas junto com ele perder uma grande amizade? Será que o amor de Enzo e Bianca se manteria forte, mesmo sendo o causador de uma tristeza para outros? A escrita da autora é envolvente e fluída, faz com que o leitor queira saber o que vai acontecer nos próximos capítulos.

    A capa está bem bonita e condizente com o enredo. A diagramação é simples e todo capítulo começa com uma citação de uma música e devo confessar que amei, porque as bandas que ela se inspirou são as mesmas que escuto. Não houve erro de ortografia. A história é narrada pela Bianca. Não foi uma das minhas leituras favoritas, mas gostei de passar um tempo que os personagens.

    Recomendo esse livro a todos que amam um romance fofo, despretensioso e que via fazer você questionar algumas decisões que tomamos na vida.

    Beijinhos!




    25 comentários :

    1. Olá Suelen
      Eu já li algumas resenhas a respeito desse título, e fiquei curiosa quanto ao seu desenvolvimento, além disso gostaria de conhecer o trabalho da autora. Parece mesmo ser uma leitura bem divertida e envolvente, pelo que pude perceber em suas impressões. Também achei a capa bem bonita e quem sabe venha a ler no próximo ano!
      Beijos, Fer
      www.segredosemlivros.com

      ResponderExcluir
    2. Olá Suelen,

      Estava louca para ler esse livro e foi bom encontrar suas impressões por aqui. Confesso que fiquei curiosa para saber mais sobre a Bianca e como o romance dela com o Enzo vai se desenvolver, já que Miguel é uma pedra no sapato. Fico querendo saber mais sobre o desenvolvimento da história e como será o final. Legal que os capítulos tenham trechos de músicas, eu gosto muito de obras assim também.

      Abraços,
      Cá Entre Nós

      ResponderExcluir
    3. Olá Suelen, tudo bem?

      Acho que esta é a terceira resenha deste livro que vejo em pouquíssimos dias, mas como dito nas demais, este tipo de romance, viando um triângulo amoroso, já está batido demais. Nada de novo me satura.

      Beijos

      ResponderExcluir
    4. Confesso que fiquei bem surpresa com a sua opinião tão positiva sobre esse livro. De todas as resenhas que li, essa foi a com uma opinião bem favorável. Parece mesmo ser um livro fofo, mas triângulos amorosos não me atraem muito. Quem sabe um dia eu não arrisque?
      Um abraço!

      http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/
      Participe dos SORTEIOS que estão rolando lá no blog!

      ResponderExcluir
    5. Oi Suh,
      Volta e meia estou lendo alguma resenha desse livro. E como você confirmou que é fofo e descontraído.
      Sempre gosto de ter um livro desses na manga e acho que agora é até o momento del já que voltei a demorar muito para me envolver com algumas narrativas mais densas.
      Apesar de ver muitas pessoa criando aversão a triângulos amorosos, adoro ler sobre eles. Rsrsrs

      Bjs,
      Garotas de Papel

      ResponderExcluir
    6. Eu li esse livro e apesar de ser clichês eu adorei!
      Acho que o ponto alto do livro foi a busca pelo autoconhecimento do que o triângulo amoroso e saber que você gostou também me deixou feliz!
      Ótima resenha! <3

      Virando Amor

      ResponderExcluir
    7. Olá Sue!
      Sempre amos suas resenhas e seu blog é maravilhoso! Eu também gostei do livro, ela tem uma escrita super leve, a capa é um show claro. Sua resenha foi ótima, e apesar de alguns blogueiros não gostarem do livro, e como diz, cada livro tem seu leitor.

      Abraços

      ResponderExcluir
    8. Oi!
      Já li algumas resenhas desse livro e confesso que não me senti atraída pela premissa dele e nem pela protagonista. O romance também não me despertou interesse e mesmo gostando de triângulos amorosos não consegui ver nada de interessante nesse. Ao menos por agora é uma leitura que eu dispensaria, mas quem sabe no futuro?
      Adorei sua resenha.
      Beijos!
      Por Livros Incríveis

      ResponderExcluir
    9. Eu estou curiosa com esse livro porque para mim ele é tudo que eu gosto em um livro: algo fofo, divertido e desprentecioso. Espero poder ler em breve. Beijos

      ResponderExcluir
    10. Olá Suh,
      O livro para mim também foi fofo e envolvente e foi bem bacana ter lido entre dois livros densos, sabe? Concordo contigo que o Miguel é extremamente egocêntrico e acho um absurdo o que ele fez com a Bianca.
      Ler sua resenha foi como reler relembrar da história sob um ponto de vista diferente.
      Beijos
      Um Oceano de Histórias

      ResponderExcluir
    11. Oi,
      Achei a sinopse interessante, pela sua resenha esperava mais do livro, mas ainda assim fiquei interessada e quero ler. Acho que leituras assim leves, são o que estão de acordo com o meu momento.
      Beijos
      www.estilo-gisele.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
    12. Oi Suelen, eu se fosse a protagonista tinha mandado Miguel a favas logo é ficado com o Enzo que pela sua resenha me pareceu mesmo um fofo. Já o Miguel me pareceu um babaca.
      Estou precisando de livros leves e fofinhos e já anotei sua dica.
      Bjs

      ResponderExcluir
    13. Olá, Suelen! Tudo bem por aí?

      Eu costumo não gostar de capas com pessoas nelas, mas a de "As letras do amor" ficou super bonita e harmoniosa. Eu acho a Novo Conceito uma editora que sempre consegue fazer umas capas ótimas com pessoas nelas... Enfim, a premissa da história me pareceu meio clichê, mas eu acho que a leria mesmo assim, devido às suas considerações. Parece ser uma obra muito gostosa de se ler.

      Beijos.
      www.acampamentodaleitura.com

      ResponderExcluir
    14. Oie,
      Estou com esse livro aqui mas ainda não li. Foi bom conhecer um pouco da historia, estou mesmo precisando de uma historia de romance curta e despretensiosa no momento, então irei ler em breve.

      Beijos
      Bru, Cantinho da Bruna

      ResponderExcluir
    15. Oie
      uau que resenha mais legal, eu to vendo tantos elogios que estou quase comprando o livro haha eu adoro o gênero e ja imaginava que seria bom ams não tanto assim, muito bom o enredo

      beijos
      http://realityofbooks.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    16. Uau, adorei o enredo! Parece ser ótimo para curar ressaca literária. Contudo, nunca li nada da autora. Mas já sei a que livro recorrer quando quiser desestressar do estilo literário habitual. Adorei a dica e a resenha. Bexitus livrescos!

      |amorlivresco.wordpress.com|

      ResponderExcluir
    17. Oi, Suelen!
      Fiquei com muita vontade de ler esse livro. Confesso que ele chamou minha atenção desde que vi a sinopse no tempo do lançamento e fiquei curiosa. Acho que seria uma leitura que me agradaria, sem falar que gostei dos personagens. Mais uma leitura para 2017!

      Beijos,

      Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

      ResponderExcluir
    18. Oi, Suelen

      Li esse livro esse mês e achei bem mediano. Valeu pela jornada da Bianca, mas o restante não me convenceu. Ao contrário de você, achei sim que houve traição, pois pra mim traição começa na cabeça, ela só esperou Miguel pisar ainda mais na bola para ter uma justificativa mais "pertinente" para consumar a traição. Sou da opinião de que se a pessoa já começa a desejar outra pessoa que ela termine logo o outro relacionamento, até mesmo pq Miguel deu muitos motivos pra isso mesmo antes daquele lance lá. Enfim, que bom que aproveitou a leitura mais que eu.

      Beijo

      ResponderExcluir
    19. Um tempo atrás eu li uma resenha desse livro e tinha ficado na dúvida sobre ler porque a Bianca parece o tipo de personagem que gostaria de matar, e eu não curto muito triângulos amorosos, mas a Itália <3<3<3<3<3... Como amo a Itália, tô com vontade de ler só porque a história acontece em Roma.

      ResponderExcluir
    20. Oiee Suelen ^^
      A primeira coisa que me chamou a atenção nesse livro, foi o fato de ter a Itália no meio...haha' AMO ♥ Eu não estou "procurando" romances mais fofos e encantadores no momento, estou querendo algo mais forte...hehe' então acho que não o leria por ora, mas espero fazer a leitura logo, pois estou curiosa para conhecer os personagens.
      MilkMilks ♥
      http://shakedepalavras.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
    21. Olá!
      Simplesmente adorei a sua resenha! O que mais e chamou a atenção no livro foi toda essa ambientação na Itália, que é um país que tenho muita curiosidade em conhecer. Adorei saber que com essa viagem a personagem amadureceu e isso é até palpável. Fiquei bem curiosa para conferir essa obra também.
      Beijos.

      ResponderExcluir
    22. O livro tem uma premissa que chama muito minha atenção, a ambientação parece bem gostosa e diferente do que a gente costuma ver por ai. Só a capa que eu não gostei muito.

      www.belapsicose.com

      ResponderExcluir
    23. Olá, eu adoro a capa deste livro, ainda mais agora que vocÊ disse que ela consegue captar toda a essência do enredo. Falando no enredo, os personagens criados pela autora me chamaram a tenção, ele foram bem desenvolvido. Vou anotar a dica.

      ResponderExcluir
    24. Oi,
      Já tinha encontrado o livro em alguns blogs, mas ainda não li nenhuma resenha, confesso que achei a história um tanto batida digamos assim, mas mesmo assim daria uma chance pra ela.
      Gosto de vê personagens amadurecendo e quando o autor nos faz refleti sobre as decisões que encontramos no decorre do livro, se estamos de acordo, se faríamos o mesmo.
      Mesmo sendo um tanto clichê esse triangulo amoroso, anotei essa dica para ler, com toda certeza será algo leve, bom para sair de uma ressaca literária.
      Parabéns pela resenha.
      Beijos

      Mari - Stories And Advice

      ResponderExcluir
    25. Olá,
      Ainda não li a obra, mas estou bem curiosa por conta da ambientação em uma cidade que um dia pretendo conhecer!
      A trama é um pouco clichê, mas ainda assim acho que iria me agradar bastante e ser uma boa leitura.
      É bom saber que os personagens amadurecem no decorrer da obra e pretendo ler assim que possível.

      http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir

    Olá! Comente sobre o post acima :)
    Estou muito grata por você visitar o Era uma vez o... Livro
    Volte sempre! :D