• Home
  • /
  • Sobre
  • /
  • Resenhas
  • /
  • Parceiros
  • /
  • Entrevistas
  • /
  • Desafio
  • /
  • Contato
  • [RESENHA] Confissões de Um Garoto Tímido, Nerd e (Ligeiramente) Apaixonado de Thalita Rebouças

    Resenha por: Suelen Fernandes
    Título: Confissões de Um Garoto Tímido, Nerd e (Ligeiramente) Apaixonado
    Autor(a): Thalita Rebouças
    Editora: Arqueiro
    Gênero: Infantojuvenil / Literatura Brasileira / Romance
    Páginas: 304
    Ano: 2017
    Compare e Compre: Buscapé
    Adicione: Skoob
    Nota
    Sinopse: Davi está no segundo ano do ensino médio e finalmente tomou coragem para iniciar o curso de astrologia que sempre quis fazer mas nunca teve coragem de admitir, por medo de sofrer preconceitos.
    Entre signos e mapas astrais, conhece Milena, uma menina incrível, que o deixa encantado com seu jeito apaixonante. Tetê, melhor amiga de Davi, o incentiva a investir no relacionamento, mas vencer a timidez é um desafio para ele. Ajudar Zeca, seu amigo que passa por problemas amorosos, também é uma dificuldade, pois Davi é inexperiente no assunto.
    No final do primeiro semestre, entretanto, uma novidade causa um rebuliço na turma: Samantha, colega de classe do trio, apresenta Gonçalo, que mora em Portugal e veio passar as férias de verão europeu na casa dela, no Rio de Janeiro.
    A chegada do estrangeiro tem efeitos inesperados, e Davi e seus amigos passam a lidar com questões que nunca imaginaram ter que enfrentar. 

    A adolescência é uma fase de descoberta para todo o ser humano e era nessa fase que Davi estava. Ele é um pouco diferente dos meninos da escola, por ser criado por seus avós os seus trejeitos é como de uma pessoa antiga, fala com palavras difíceis e isso acabou o afastando dos amigos da sua idade. Até o último ano da escola ele era um excluído, mas quando uma menina nova aparece no colégio tudo muda e Davi passa a ter novos amigos e a se abrir para o mundo.

    Fã da astrologia Davi está fazendo um curso, ele adora saber os signos dos amigos e familiares, os observa e até faz o mapa astral de todos. E é nesse curso que mais um aspecto da sua vida brota. Davi nunca teve relacionamentos e é muito cobrado sobre isso. Ele conhece Milena, uma menina inteligente, fã de ciências, que adora música clássica e que faz o mesmo curso de astrologia que ele. Logo de cara eles se tornam grandes amigos e na cabeça de Davi algo a mais pode acontecer. Será?

    Sempre pensei que era meio disparate estudar signos sendo eu alguém tão interessado em física, matemática, teorias científicas, essas coisas. Só que a verdade é que eu gosto, e na prática ela funciona, mesmo não sendo considerada ciência. Entendem o meu conflito.

    Eu adoro a escrita da Tahlita Rebouças, como ela escreve para um público jovem a história é sempre leve, descontraída, fluída e me faz relembrar os tempos de adolescente. Vendo Davi, Zeca, Tetê, Samantha, Valentina, Erick, Bianca, Laís e o resto da turma, me lembrei da minha turma da época e como sofríamos dos mesmos problemas que eles. A transição da adolescência para a vida adulta é uma fase bem complicada é a hora que os problemas chegam e que temos que decidir que rumo tomar nada vida e isso nos deixa com medo e muita insegurança.

    Querido, quem precisa definir a gente são os outros, para nos entender. Esse problema é deles! A gente precisa sentir o que a gente sente! E ser o que a gente é! Não precisamos de definições sobre o que somos para viver coisas boas.

    Esse é o segundo livro de uma série e eu já conhecia o Davi do livro Confissões de Uma Garota Excluída, Mal - Amada e (Um Pouco) Dramática. Ele é um menino encantador, que gosta de ajudar e muito inteligente. Desde o primeiro livro eu gostei dele e torci muito para saber mais da história desse personagem.


    Nesse livro a autora nos recheou com várias surpresas, algumas bem bafônicas, como diria o Zeca. Eu fiquei impressionada com o rumo que a história tomou e quando eu solicitei o livro para a Editora não sabia que a autora iria trabalhar com temas tão polêmicos e que ainda é um tabu para a sociedade. Gostei muito a forma como ela inseriu isso no livro e como ela soube conduzir de uma forma leve, coerente e que não agrida o leitor. E se você ficou curioso para saber do que se trata, convido a ler o livro.

    Não está certo a gente deixar de fazer o que gosta, deixar de ser feliz, deixar de ser quem a gente é por causa de preconceito, principalmente preconceito dos outros.

    As partes que o Davi detalhava cada signo foi muito legal, isso foi um diferencial para a história. Saber o que cada personagem gosta, quais as suas características, suas qualidades e defeitos, foi muito bacana. Fiquei torcendo o tempo todo para chegar no signo de Libra e ver se me identificava com as coisas que estava escrito no livro e não é que bateu direitinho. Rsrsrsrsrsrsr. Fiquei abismada!

    A capa do livro está linda e bem condizente com o enredo. A diagramação está muito bem elaborada e a Editora caprichou. A história é narrada na visão do Davi. As folhas são amareladas e a fonte do tamanho ótimo para leitura. A revisão está impecável. Dou os parabéns pelo belo trabalho e o carinho com que fizeram essa edição.

    Recomendo esse livro a todos que amam histórias leves e fluídas, onde o foca é a amizade, companheirismo, amor e descobertas.


      

    0 comentários :

    Postar um comentário

    Olá! Comente sobre o post acima :)
    Estou muito grata por você visitar o Era uma vez o... Livro
    Volte sempre! :D