• Home
  • /
  • Sobre
  • /
  • Resenhas
  • /
  • Parceiros
  • /
  • Entrevistas
  • /
  • Desafio
  • /
  • Contato
  • [RESENHA] Quando o Amor Acontece de Eliana Portella

    Resenha por: Suelen Fernandes
    Título: Quando o Amor Acontece
    Autor(a): Eliana Portella
    Editora: Coerência
    Gênero: Romance / Literatura Brasileira
    Páginas: 281
    Ano: 2018
    Compare e Compre: Amazon | Saraiva | Editora
    Adicione: Skoob
    Nota
    Sinopse: O universo de Sophia era guiado por duas verdades: em toda sua vida só haveria uma pessoa com a qual ela poderia contar – ela mesma -, a segunda falava sobre o amor; o sentimento que levara ao suicídio os amantes de Verona, a chama que fez arder pela eternidade os corações de Tristão e Isolda, e a paixão insanamente inconsequente que arrebatou Helena e Páris, tudo isso simplesmente não passava de fantasias.
    Sophia via o casamento como uma alternativa falha que as pessoas elegiam para não envelhecerem sós, na ilusão de que a paixão perduraria após a união selada. Não que considerasse um erro, julgar as escolhas das outras pessoas não condizia com suas atitudes, mas ver-se ligada a alguém pelo resto da vida apenas para não estar só, ou provar que era capaz de conquistar um pretendente, ia contra tudo o que acreditava ser essencial para a felicidade.
    Aos olhos de Sophia, ser feliz era deitar a cabeça no travesseiro com a consciência tranquila, saber que poderia contribuir para um mundo melhor. Receber um 'muito obrigado' sincero soava tão agradável como ouvir um 'eu te amo'.
    Mas o destino a fez rever todos os seus conceitos, despertando-lhe um novo sentimento ao colocar Lucas em seu caminho.

    Sophia veio ao mundo de forma indesejada, seus pais não à queriam. Ela foi criada por uma babá e os seus pais nunca lhe deram atenção e amor. Ela só podia contar com ela mesma. A única forma que ela arrumou de se destacar dos seus irmãos foi estudando, sempre foi uma excelente aluna e se mostrou interessada pela gráfica da família. Seus pais vendo que ela levava jeito para os negócios passou a usá-la. Seus irmãos deixavam tudo nas suas costas. Mas Sophia tinha outro sonho, ser uma jornalista investigativa. Ela foi contra os seus pais e se formou em Jornalismo.

    Em uma de suas reuniões com possíveis clientes para gráfica foi que Sophia conheceu Lucas. Um homem lindo, inteligente e muito rico. Sophia não quis ceder as suas investidas, ela não queria um relacionamento. Sua vida era focada na gráfica e no jornal onde trabalhava, mas Lucas não desistiu até que ela lhe concedesse um encontro.

    Lucas é um homem muito astuto e inteligente. Dono de uma das maiores construtoras do Brasil ele se sobressai a vários homens. Sua presença é imponente e as mulheres se jogam aos seus pés. Assim que ele conhece Sophia vê nela a simplicidade e uma beleza que se equipara a um anjo. Sophia não é interesseira e só quer usufruir do que foi conquistado com o seu trabalho. Foram esses fatores que chamaram a atenção de Lucas.


    Depois de se conhecerem um relacionamento nasce entre os dois. Mas junto com o amor vem muitos conflitos pois Lucas quer a atenção absoluta de Sophia, mas por ela ter dois empregos isso não é possível. Além disso Lucas é árabe e na sua cultura a mulher tem que ser submissa ao homem, coisa que Sophia não é. Além disso Sophia não consegue demonstrar seus sentimentos, já que nunca foi amada nem pela sua família. Lucas não consegue aceitar o seu emprego de Jornalista investigativa, já que Sophia se coloca em situações muito perigosas. Será que eles vão conseguir entrar em um acordo?

    Assim que comecei a ler o livro já fiquei encantada por Sophia, uma mulher forte, decidida, carinhosa e muito simpática. Vemos como ela presa a família, mesmo eles não retribuindo esse carinho. Ela é humilde e tenta ajudar o seu pais com o seu trabalho, ela denuncia os corruptos, os bandidos e as falcatruas que ocorre a sua volta. Uma mulher de caráter.

    ...Sophia era diferente possuía um gosto singular, era culta, inteligente e se importava com o próximo. Ele havia lido algumas matérias de sua coluna - De olhos bem abertos - , e se encantou com a forma como ela escrevia e com o tema que ela trabalhava, - injustiças...

    Lucas me deixou um pouco com raiva assim que o conheci. Ele sempre batalhou, mesmo vindo de uma família com posses, não se contentou em trabalhar na empresa do pai e criou a sua própria empresa, mas junto com todo esse sucesso veio o orgulho. Ele se mostrava superior e um pouco arrogante, mas conforme fui lendo o livro vi que não era nada daquilo. Lucas tem um instinto protetor e além disso ele foi criado em uma cultura que diz que o homem é o provedor da casa, por isso ele queria sempre estar à frente de tudo.

    ...Mas acima de tudo, eles o amava, admiravam sua força e determinação, seu talento para os negócios era visto como uma dádiva, e reconheciam o respeito e amor que ele dedicava aos pais. Muitos o queriam como filho,...

    O romance do casal transcorre com algumas discussões e conforme vão se conhecendo as coisas vão se encaixando. Ao decorrer da leitura, parece que Sophia vai perder a sua essência de mulher independente, mas depois que terminamos de ler o livro, vemos que ela somente se adapta a sua nova realidade e muda a sua forma de ajudar as pessoas a sua volta.

    A história é leve, emocionante, com algumas cenas de ação e prende o leitor do começo ao fim. Adorei a forma que a autora foi moldando os personagens até que eles conseguissem se acertar e ter um relacionamento satisfatório para ambos.

    A capa está muito linda e transmite todo o amor e cumplicidade que o casal tem. A diagramação está linda e muito caprichada. O livro é narrado em terceira pessoa. As folhas são amareladas. A fonte do tamanho ótimo para leitura. A revisão está muito boa.

    Recomendo esse livro a todos que amam uma história emocionante, com mensagem e que mostra como um casal pode ser companheiro, mesmo tendo ideias diferentes.


    1 comentários :

    1. Confesso que conferir resenhas sobre os meus livros é sempre uma experiência repleta de emoção. Adorei a forma como vc interpretou, achei surpreendente e sensível! Amei a resenha! Super obrigada! Beijos, Eliana Portella

      ResponderExcluir

    Olá! Comente sobre o post acima :)
    Estou muito grata por você visitar o Era uma vez o... Livro
    Volte sempre! :D