• Home
  • /
  • Sobre
  • /
  • Resenhas
  • /
  • Parceiros
  • /
  • Entrevistas
  • /
  • Desafio
  • /
  • Contato
  • [RESENHA] Tempo de Imperfeição de L. Vaccaro

    Resenha por: Suelen Fernandes
    Título: Tempo de Imperfeição
    Autor(a): L. Vaccaro
    Editora: Coerência
    Gênero: Autobiografia / Literatura Brasileira
    Páginas: 250
    Ano: 2018
    Compre: Loja Editora | Amazon
    Adicione: Skoob
    Nota
    Sinopse: Seria muito simples, narrar pra vocês os períodos de primavera, em que sorri, ou corri atrás das borboletas. Seria muito simples, falar que o encanto da vida, se resume apenas em fases felizes. Não são assim os contos de fadas? Eu bem sei disso, afinal, antes de ser uma mulher, sempre fui uma menina.
    Com sonhos, dentre tantas as outras, e com um punhado de ideologias como ser a garota perfeita. Logo chegaria a famosa fase das paqueras, o primeiro beijo, o casamento. AI MEU DEUS! E se eu não estivesse preparada? E se… a menina que existia dentro de mim, não estivesse pronta pra crescer?
    Milhões de dúvidas, muitos caminhos a serem seguidos, e a grande expectativa. Eu vou conseguir (sobre)viver com todos esses anseios?
    Depois de todos esses anos, eu resolvi contar a todos o que eu sei. O que eu vivi na pele, e todos os caminhos que ultrapassei para ser quem hoje, eu sou.
    Embora espero que esteja ciente que este livro não é uma obra baseada em fatos reais. É mais que isso. Este livro é a minha vida. Ou chame-o de uma bela jornada do casulo, ao primeiro voo da borboleta.
    Talvez você se encontre nele. Talvez chore com ele. Talvez esteja ainda vivendo o tempo do casulo. Mas quero trazer uma simples e breve mensagem a você;
    NÃO DESISTA DE VOAR…
    A VISTA É LINDA!
    Vamos voar?

    Lilian Vaccaro é a Editora Chefe da Editora Coerência e no livro Tempo de Imperfeição ela vai nos contar o que passou durante um período em sua vida. Desde pequena ela sempre foi uma menina magra e bonita aos olhos da sociedade. E durante a adolescência não foi diferente, sua natureza mostrava que sua forma se manteria assim quando se tornasse adulta, mas não foi isso que aconteceu. Após ela se casar com Walter a sua rotina mudou e junto os seus hábitos alimentares.

    O que eu não sabia era que a vida iria me ensinar, em cores diferentes, o que de fato é magia. A jovem Lilian aprenderia mais tarde uma lição valiosa: por mais que tenhamos os nossos sonhos, é o destino que determina o futuro.

    Sua carreira começou lecionando em escolas, já que ela se formou em professora. Mas depois a vida tomou outros rumos e Lilian junto com seu esposo abriu uma loja de vestidos de noiva. A vida começou a ficar corrida e ela não tinha muito tempo para se alimentar direito. Foi aí que o amigo McDonald's entrou em cena, ela sempre gostou desse tipo de comida e o tempo foi uma desculpa para que ela pudesse comer sem culpa. Só que seu corpo começou a mostrar sinas de que isso não era bom, a obesidade começou a aparecer e junto com ela as doenças.

    Trabalhar, trabalhar, trabalhar. O gatilho perfeito para se manter alheio a qualquer problema e mancha negra que aparece no tapete da vida. O fim da comilança, o fim dos pensamentos ruis, o fim de todo lamento. Trabalhar não para viver, mas sim para sobreviver em um tempo de imperfeição. 

    Nesse livro vemos como foi a trajetória dessa grande mulher. Digo grande mulher, pois quem a conhece sabe como ela é competente e no livro podemos conhecer mais a personalidade dela. Aqui podemos ver como é a vida de uma pessoa obesa, ela passou por muitas humilhações, chacotas e isso foi abalando o psicológico dela.

    O que mais me chamou a atenção desse livro foi a forma como a Lilian conversa com o leitor, parece que ela está na nossa frente contando sobre a sua história. É uma leitura leve, objetiva e com muita mensagem para passar. Outra coisa que adorei foi a motivação que ela passa, o leitor vê que mesmo sofrendo por tudo que estava acontecendo, lá no fundo ela nunca desistiu, claro que o medo as vezes à dominava, mas todo ser humano tem o seu momento de fraqueza e de se deixar cair, só que não podemos deixar é de levantar e aqui vemos que a cada tombo ela levantava e seguia em frente.


    Um assunto que ela aborda muito no livro é sobre a sua família, a Lilian a todo momento mostra como sua família foi importante para que ela passe pelos problemas da obesidade e pela cirurgia de redução de estômago. Também gostei muito de saber como é todo o processo para ser feita essa operação, ela relata com alguns detalhes os médicos que teve que visitar e toda a trajetória para que o médico aprovasse a operação e só digo uma coisa não é nada fácil.

    Uma ressalva que quero deixar é que a proposta do livro em nenhum momento é dizer que uma pessoa obesa tem que emagrecer, ou fazer a cirurgia de redução de estômago. A todo momento a Lilian fala sobre você se gostar do jeito que é, e que não é a sociedade que vai determinar como você deve ser. Ela fez a cirurgia por questões de saúde e também porque não estava se sentindo bem com o seu corpo. Mas se você que é gordinho se sente bem assim e tem uma saúde boa, não tem com que se preocupar. Viva do jeito que você quiser, sem se importar com o que os outros vão dizer.

    E agora vamos falar da edição. A capa está fiel ao enredo do livro. A diagramação está muito bem elaborada. A revisão está muito boa. A fonte é do tamanho ótimo para leitura. As folhas são amareladas. O livro é narrado em primeira pessoa. Mais uma vez a editora mostrou um trabalho de excelente qualidade.

    Tempo de Imperfeição é um livro para nos fazer refletir. Mesmo você não sendo gordinho e que não tenha passado por isso, você vai entender como é a vida de uma pessoa que tenha essa doença. A Lilian a todo momento conversa com o leitor e você passa a se sentir íntimo dela. Nessa história vemos motivação, superação, amor, amizade, fé e uma recomeço na vida dessa mulher que lutou muito para chegar onde está. Vale muito a pena ler esse livro e por isso eu super recomendo para vocês.



    8 comentários :

    1. Oi, Suh
      Eu ouvi falar do livro já, mas não fazia ideia que a autora virou obesa. Na minha mente ela tinha engordado muito, mas não a esse ponto. Tenho amigas e até mesmo minha família que quase todas fizeram redução do estômago por causa disso. Eu sempre fui muito magra, quase transparente, e é por isso que me vejo também nessa situação. Será que no futuro isso pode acontecer comigo? É uma possibilidade.
      Vou adorar ler esta história!
      Beijos

      http://www.suddenlythings.com

      ResponderExcluir
    2. I think this book should be awesome dear thanks for sharing..

      https://clicknorder.pk online shopping in pakistan

      ResponderExcluir
    3. Acho bem interessante esse livro, primeiro por ser essa biografia cativante e com a mensagem pra passar que você mencionou, depois pela forma em que foi narrada, conversar com o leitor através da escrita é um dom. A ressalva que você fez é bem pertinente, falo isso, pois minha mãe já fez a cirurgia e a saúde melhorou 99%. É um livro que quero ler.

      Abraços.
      https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    4. Oi Suelen.

      Que vontade de ter este livro nas mãos para começar a leitura. Sua opinião me deixou bem curiosa para conhecer a protagonista da história. Sua dica está anotada para adquirir este livro e refletir bastante com ele porque cirurgia de redução de estômago, é um assunto bem interessante e importante. Parabéns pela resenha.

      Bjos
      http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    5. Olá, tudo bem? Já tinha visto resenhas dele em outros lugares, e cada vez que vejo mais uma, fico curiosa e instigada em lê-lo. Não é um gênero que goste muito de ler, mas a temática é do meu grande interesse, até como pessoa para refletir nas coisas. Adorei! Ótima resenha <3
      Beijos,
      http://diariasleituras.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
    6. Oie!

      Eu já li outra resenha sobre a obra e gostei bastante da proposta, espero em algum momento poder realizar a leitura, porque acredito que irei gostar bastante da história em si!

      Bjss

      ResponderExcluir
    7. Achei a proposta desse livro muito bacana, amei ler a sua opinião sobre ele e já o inclui na minha lista de leituras!

      ResponderExcluir
    8. Olá!
      Não conhecia a obra nem a autora, mas gostei muito do tema abordado nele. Hoje em dia está sendo tão banalizado essa cirurgia, principalmente para fins estéticos. Algo pra se refletir e repassar com sabedoria.
      Anotado a dica.
      Nizete
      Cia do Leitor

      ResponderExcluir

    Olá! Comente sobre o post acima :)
    Estou muito grata por você visitar o Era uma vez o... Livro
    Volte sempre! :D