• Home
  • /
  • Sobre
  • /
  • Resenhas
  • /
  • Parceiros
  • /
  • Entrevistas
  • /
  • Desafio
  • /
  • Contato
  • [RESENHA] Sol em Júpiter de Lola Salgado

    Resenha por: Suelen Fernandes
    Título: Sol em Júpiter
    Autor(a): Lola Salgado
    Editora: Harlequin
    Gênero: Jovem adulto / Literatura Brasileira
    Páginas: 256
    Ano: 2018
    Compre: Amazon | Saraiva
    Adicione: Skoob
    Nota
    Sinopse: Sol Leão é uma famosa youtuber de Florianópolis. Apaixonada pela sua “juba”, que dá nome ao canal, a jovem mostra ao mundo seu estilo e sua vida perfeita em vídeos divertidos e calorosos. No entanto, a vida real pode ser um pouco diferente disso, e um jovem com o estranho nome de Júpiter aparece para balançar o mundo de Sol e questionar as certezas que ela achava que tinha.

    Sol é uma youtuber muito famosa. Nas redes sociais ela é conhecida como Juba por causa do seu lindo cabelo cacheado. Ela é um referencial para muitas meninas que assistem os seus vídeos. Mas nem tudo que ela mostra é o que realmente ela é. Sol não gosta disso, mas acha que para continuar agradando os seus fãs ela deve permanecer dessa forma.

    A vida de Sol começa a dar errado quando ela acaba se atrasando para um evento. Ela vai mau arrumada, acaba entrando no banheiro dos homens, conhece um carinha que chama a sua atenção e para completar é bombardeada nas redes sociais com comentários negativos. Parecia que ela estava no seu inferno astral. A partir desse dia uma reviravolta acontece na vida de Sol e ela terá que decidir se manterá a sua vida como está ou se irá mostrar aos seus fãs o seu verdadeiro eu.

    Não existia um único dia da minha vida, desde quando embarquei naquela profissão, em que eu não registrasse pelo menos algum acontecimento. E, ás vezes, apenas deixava as fotos guardadinhas, para os dias em que não tivesse nada mais interessante para oferecer. Ossos do ofício: fazer da própria vida um enorme e interessante show business.

    Esse é o meu primeiro contato com a escrita da Lola Salgado e vou confessar que me surpreendi. Ela tem uma linguagem jovem e muito atual. Adorei o tema que ela escolheu: o mundo dos youtuber. Me identifiquei pois se mais ou menos como é, porque também tenho um canal, não sou famosa como a Sol, mas sei como é a preparação para criar um vídeo. hahahahaha


    Nesse livro vamos ver que nem tudo é flores na vida de uma pessoa famosa, Sol vai passar por maus bocados, mas ao mesmo tempo vai conhecer pessoas incríveis que vai mudar a vida dela. Uma dessas pessoas é Júpiter, eles vão se conhecer de forma inusitada e uma linda amizade vai nascer entre eles. E só conto mais um detalhe, não vai ficar só na amizade.

    Na internet, todo mundo quer ver a vida perfeita que adorariam ter pra si. E não sou eu quem vai arruinar essa ilusão. Ah, não mesmo.

    Um personagem que eu odiei foi André, vamos dizer que ele seja o vilão dessa história. André é o noivo de Sol, ele também é youtuber, mas não é tão famoso quanto ela. Um cara todo malhado, bonito, mas que não dá atenção para Sol. Sempre que estão juntos ele só fala dele mesmo e não para pra ouvir o que Sol tem a dizer. Sol sente que esse relacionamento não está certo, mas tem medo de terminar e sofrer retaliação dos seguidores já que eles amam o casal. Como será que ela vai resolver isso?

    Nesse livro a autora vai abordar muitos temas, o bullying na escola será um deles, Sol sofreu muito na infância e adolescência e isso me fez me aproximar mais dela pois também sofri na época de escola. Outro tema é as aparências nas redes sociais, mostramos coisas lindas nos feeds, mas na vida real não é nada daquilo. Vamos ver como na internet as pessoas usam as outras para crescer e isso também podemos levar para a vida.

    E o personagem que vai se destacar é Júpiter, como ele é lindo de forma física e interior. Logo que ele entra em cena arranca suspiros das leitoras. Um homem jovem, mas que já passou por poucas e boas na vida. Carinhoso com a sua família, protetor e muito responsável. Além disso tudo ele é alegre e integro. Com uma alma antiga, ela vai mostrar para Sol que se deve aproveitar cada momento e não deixar que os problemas da vida nos sufoquem. É ou não é para se apaixonar por ele?

    — Nem tudo precisa fazer sentido. — Suas palavras eram suaves, assim como seu olhar. — Até me arrisco a dizer que as melhores coisas não fazem sentido algum.

    Falando na edição. A capa está belíssima. A diagramação está maravilhosa. As folhas são amareladas. A fonte do tamanho ótimo para leitura. A revisão está perfeita. O livro é narrado em primeira pessoa na visão de Sol e Júpiter. A editora está de parabéns pelo belíssimo trabalho.

    Recomendo esse livro a todos que amam uma leitura jovem, recheada de aventuras, romance, amizade, superação e muito amor.



    8 comentários :

    1. Não conhecia o livro, mas tenho visto bastante gente comentando sobre ele.
      Não é o tipo de leitura que estou acostumada, e a premissa não me interessou muito também já que não sou muito chegada em ler livros com youtubers.

      beijinhos
      She is a Bookaholic

      ResponderExcluir
    2. Eu julguei muito esse livro pela capa e pela sinopse, nao dava nadinha mas tenho visto tantos comentários positivos que mudei totalmente de opiniao. Espero comprá-lo na bienal e me surpreender mais ainda!

      ResponderExcluir
    3. Oi Suh.

      Eu estou com muita vontade de ler esse livro e pela sua resenha parece que ele é um livro muito bom. Especialmente por abordar sobre bullying. Vou tentar comprá-lo logo para conferir melhor a história. Obrigada pela dica e parabéns pela resenha.

      Bjos
      http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com/

      ResponderExcluir
    4. Olá!
      Mundo youtuber, huh? Que bacana ver como as coisas atuais já estão adentrando a literatura. Adorei a peculiaridade do nome dos protagonistas; e é bom saber que, apesar de ser um romance, a autora conseguiu transformá-lo em mais do que isso, trazendo questões a respeito das vidas baseadas em aparências. Parece uma leitura bem legal

      ResponderExcluir
    5. Oi Suelen! Confesso que torci um pouco o nariz quando li "youtuber'. Mas ao ler a resenha completa, até que achei a história bastante interessante. A autora toca em temas importantes como as aparências nas redes sociais e o bulling e imagino que seja uma leitura divertida. Estou certa? Rs
      Beijos

      ResponderExcluir
    6. Oi Suh!
      Eu também me surpreendi muito com esse livro e com os temas que ele aborda, mesmo que de maneira bem leve. Também gostei muito da protagonista ser youtuber, aproxima bastante da nossa realidade.
      Bjs!

      ResponderExcluir
    7. Oi Su, eu li esse livro e adorei a experiência da leitura... Vc levantou pontos que concordo em gênero, número e grau, tb não curti o André...

      ResponderExcluir
    8. Oi Su,
      Tenho visto várias resenhas positivas sobre esse livro, e estou ficando cada vez mais curiosa. Sol em Jupiter entra na lista de livros que sempre devemos ter por perto para salvar uma ressaca hahahah
      Adorei a resenha e dica anotada.

      Beijokas

      ResponderExcluir

    Olá! Comente sobre o post acima :)
    Estou muito grata por você visitar o Era uma vez o... Livro
    Volte sempre! :D