• Home
  • /
  • Sobre
  • /
  • Resenhas
  • /
  • Parceiros
  • /
  • Entrevistas
  • /
  • Desafio
  • /
  • Contato
  • [RESENHA] Antes que a luz se apague de Flávia Cunha

    Resenha por: Suelen Fernandes
    Título: Antes que a luz se apague
    Autor(a): Flávia Cunha
    Editora: Independente
    Gênero: Drama / Literatura Brasileira
    Páginas: 140
    Ano: 2016
    Compre: Amazon
    Adicione: Skoob
    Nota
    Sinopse: Amanda acabou de se formar na universidade e apesar de ainda não estar empregada, consegue trabalhar em sua profissão. Tem um noivo maravilhoso e juntos estão organizando o casamento e a casa nova. Sua família está sempre presente e ajudando nos momentos em que ela mais precisa. Sua vida está maravilhosa e ela poderia ser considerada a pessoa mais feliz do mundo.
    Até que uma notícia inesperada destrói o seu mundo de sonhos e os seus projetos do futuro. Ela se afasta daqueles que ama e entra em desespero. Agora, toda sua vida depende de uma única resposta. Quanto tempo ela tem... Antes que a luz se apague?

    Amanda terminou a pouco tempo a faculdade de Fisioterapia e está a procura de um emprego. Mas ela já trabalha na sua área, fazendo alguns trabalhos individuais. Sua meta é se estabelecer em sua profissão e crescer com o seu esforço. Ela poderia muito bem trabalhar na academia do seu namorado, mas ela não quer receber as coisas de mão beijada, ela quer lutar e conquistar sozinha.

    Leonardo, namorado de Amanda, a surpreende fazendo o pedido de casamento em um jantar de família. Foi uma surpresa que mobilizou tanto a família de Amanda, quanto a de Leonardo. Claro que Amada aceitou, pois ama Leonardo mais que tudo. Logo que noivaram, suas famílias partiram para organizar o casamento, pois os pombinhos não queriam esperar muito.


    Só que Amanda começa a ter alguns problemas, do nada ela perdia a visão. Começou a perder noção do espaço e ter dificuldade de enxergar à noite. Então Amanda resolveu ir no Oftalmologista, mas ela pensava que tudo se resolveria com um simples óculos. Mas na hora da consulta não foi bem isso que aconteceu e Amanda se viu desolada com uma notícia que iria mudar a sua vida.

    Assim que comecei a ler a história fiquei impactada com o sofrimento de Amanda. Uma menina forte, saudável, com sonhos e projetos e que estava vendo tudo ruir. A partir daquela notícia, ela teria que mudar toda a sua rotina e da sua família também. Só que Amanda não queria ser um estorvo e isso a fez fazer coisas que entristeceu a sua família. Aqui vemos como o desespero pode nublar a mente de uma pessoa e fazer coisas que ela jamais imaginou fazer.

    O tempo não parou no momento em que seu mundo desabou e a vida continuava lá fora.

    Outro personagem que me chamou a atenção foi Leonardo. Ele se mostrou um homem forte, integro e que estava do lado de Amanda para o que der e vier. Mesmo quando descobre o seu problema ele não a abandona e ainda a motiva a seguir em frente. Ele mostra uma força que supera todos os obstáculos.

    — Você pode estar com medo. Você pode se sentir impotente ou desesperada.
    — Leonardo a interrompeu. — Mas nunca se sentir sozinha ou desamparada. Porque eu sempre estarei ao seu lado.

    As famílias são bem importantes nessa fase da vida de Amanda. A autora mostrou que com uma família unida e amorosa, a gente supera todas as dificuldades. Que devemos compreender o momento que o outro está passando e dar o ombro para que ele chore, mas também mostrar que está do seu lado.

    — Pedir ajuda não é sinal de fraqueza... é uma prova de confiança.

    Como sempre os livros da Flávia são objetivos, os dramas são desenvolvidos na dose certa, não há muita enrolação com o problema apresentado na história. Seus personagens são coerentes e fortes. A trama é bem convincente e nos leva a pensar no que nós faríamos se estivéssemos na pele da personagem. Além disso a autora nos apresenta uma doença que não é muito falada no nosso Brasil e que pode atingir a qualquer um.

    Li o livro em E-book. A capa é bonita e bem condizente com a história. A diagramação é simples. A fonte é padrão do Kindle. O livro é narrado em primeira pessoa. A revisão está muito boa.

    Recomendo esse livro a todos que amam história com um toque de drama, personagens fortes, situações de reflexão e com demonstrações de amor contagiantes.


    2 comentários :

    1. Oi Suelen, tudo bem?
      Eu li a sinopse desse livro hoje e me apaixonei pela capa.
      Nunca li nada da autora, mas parece ser uma escrita bem objetiva e adoro isso. Anotei a dica e espero conseguir ler em breve <3

      Beijos
      www.saidaminhalente.com

      ResponderExcluir
    2. Oie, passei hoje para te contar que sou sua fã e vou seguir todas as suas redes sociais, abraços!
      mybeautyandsoul.com.br

      ResponderExcluir

    Olá! Comente sobre o post acima :)
    Estou muito grata por você visitar o Era uma vez o... Livro
    Volte sempre! :D